Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Quinta - 08 de Abril de 2004 às 11:17
Por: Maria Barbant

    Imprimir


Terminou no começo da manha desta quinta-feira (08.04), por volta das 8h20, a rebelião no Centro Sócio-Educativo (ex-Complexo Pomeri). A rebelião teve início no final da tarde de ontem, quando cerca de 20 adolescentes tomaram duas alas do setor de Internação do complexo. A professora Silma Aparecida Barbosa, mantida como refém desde o início da rebelião, já foi solta e encaminhada para o Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, onde fará exames. Durante a noite, os dois filhos da professora acompanharam de perto as negociações.

De acordo com informações da Superintendente do Centro Sócio-Educativo, Maria Aparecida Culturato, ninguém ficou ferido durante a rebelião. Quatro dos meninos que se encontravam na ala da Internação tiveram ferimentos leves, a maioria escoriações, durante a tomada das alas. A professora não sofreu ferimentos. No decorrer das negociações com os representantes da Justiça, Ministério Público e Polícia Militar, os adolescentes pediram lençóis para a professora.

O secretário adjunto de Justiça e do Sistema Prisional, Sebastião Ribeiro da Silva Filho, acompanhou as negociações durante toda a madrugada e disse que a ação rápida da Polícia Militar contribuiu para que a situação não se agravasse dentro do complexo. "Assim que tivemos informações da rebelião, o Batalhão de Operações Especiais (BOpE), da Polícia Militar foi acionado e imediatamente cercou o Complexo, reforçando a segurança. Durante toda a rebelião foi mantido contato com os adolescentes, o que contribuiu para que não houvesse um acirramento dos ânimos dentro da unidade", explicou ele. O helicóptero da PM também foi acionado para auxiliar no controle e monitoramento das imediações do Centro Sócio-Educativo.

A rebelião segundo as primeiras informações, teria sido motivada pela solicitação dos adolescentes para a liberação de visitas intimas. "Para que isso aconteça há necessidade de construção de um local adequado dentro do complexo", explicou a superintendente. Neste momento, a direção do Centro Sócio-Educativo faz uma avaliação dos estragos causados pela rebelião. Uma das alas de acordo com as primeiras informações foi bastante destruída.

De madrugada, em função dos estragos, o secretário adjunto de Justiça e Segurança Pública determinou a transferência de 42 meninos para as celas de aço da Unidade do Prisional Pascoal Ramos. Ainda hoje, segundo Sebastião Ribeiro, mais 20 adolescentes devem ser transferidos para o mesmo local.

No momento a situação dentro do Centro Sócio-Educativo é tranqüila. Ontem quando estourou a rebelião estavam internados 130 adolescentes, 79 na Internação e 51 no Provisório.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/386602/visualizar/