Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 08 de Abril de 2004 às 10:29

    Imprimir


A agricultura familiar deve atrair neste ano de 2,5 a 3 mil pequenos produtores durante a Agrishow Cerrado 2004, que será realizada de 13 a 17 de abril em Rondonópolis (214 quilômetros ao Sul de Cuiabá), no parque de exposição da cidade. Os pequenos produtores estão sendo organizados em caravanas de vários municípios para participar de uma programação específica a partir do segundo dia da feira (14.04).

Durante os dias de evento, os pequenos produtores vão poder conhecer os lançamentos de máquinas e implementos destinados a atender este segmento do agronegócio, assim como projetos desenvolvidos pelo Governo de Mato Grosso para incentivar a agricultura familiar.

Ônibus do Poder Público irão pegar os agricultores nos próprios assentamentos. Logo na chegada, no parque de Exposição "Wilmar Peres de Farias", eles receberão um café da manhã e irão participar da dinâmica de máquinas e implementos agrícolas onde poderão verificar o desempenho de máquinas de pequeno porte nas lavouras.

Logo após, os agricultores irão fazer uma visita ao estande da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural onde eles vão conhecer todos os programas destinados para pequenos produtores desenvolvidos pelo Governo do Estado, entre eles os de distribuição de sementes, regularização fundiária e linhas de financiamento para a agricultura familiar. No local, funcionários do Banco do Brasil também estarão prestando consultorias e fazendo a liberação de linhas de crédito rural.

Numa segunda etapa, eles irão conhecer o programa "Vida Nova", voltado para o pequeno produtor. O projeto visa a organização de uma área de 1,2 hectares de forma a sustentar uma família com cinco pessoas.

O almoço para os integrantes da agricultura familiar será oferecido pelos organizadores da feira. Na parte da tarde, eles poderão fazer visitas aos estandes das empresas e no final da tarde encerram o dia fazendo uma visita ao projeto de assentamento econômico e ambientalmente sustentável, desenvolvido pela Empaer.

O secretário adjunto da Agricultura Familiar da Seder, Jilson Francisco Silva, disse que a programação da feira destinada a pequenos produtores visa despertar o interesse deles para novas tecnologias. "As indústrias estão despertando e investindo neste mercado de agricultura familiar e os resultados começam a aparecer na prática, com pequenos agricultores fazendo investimentos certos, aplicando o que aprenderam de forma correta e aumentando os seus lucros significativamente", avaliou.

O programa de agricultura familiar está sendo desenvolvido através de uma parceria entre a Fundação MT, Governo do Estado de Mato Grosso, Fetagri, Empaer, Indea, Sebrae, Empaer, Facual, Banco do Brasil e várias prefeituras municipais. Todos os municípios, associações de produtores e sindicatos foram convidados para participar do programa.




Fonte: Assessoria/Agrishow

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/386611/visualizar/