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Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 08 de Abril de 2004 às 09:52
Por: Edina Araújo

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A ouvidoria da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager), recebeu neste primeiro trimestre 3 mil solicitações, sendo 2.441 de energia elétrica e 559 referentes ao transporte intermunicipal de passageiros.

De acordo com o superintendente da ouvidoria, Joelmar Varjão, foram solucionados 96,33% dos casos de solicitações e reclamações de energia, sendo que apenas 3,77% dos processos estão em andamento, o que representa 92 casos. Segundo ele, foram encaminhados 23 processos aos técnicos para análise, três para os solicitantes, 41 aguardando resposta da concessionária e 25 em fase de conclusão.

No que tange ao transporte intermunicipal de passageiros, Varjão informou que existem 36 processos em análise, junto à fiscalização da Ager e às concessionárias. Questionado quanto à diferença de solicitações e reclamações entre energia e transporte, o superintendente justificou que o universo de usuários de energia é maior que dos usuários de transportes, "os percentuais não devem ser comparados", aconselhou.

O superintendente explicou que todas as solicitações e reclamações dos usuários são registradas por meio do Sistema de Gerenciamento Informatizado das Solicitações (SGIS). Neste trimestre, enfatizou Varjão, as reclamações foram diversas e, as mais freqüentes em relação à energia ficaram por conta da variação de consumo e consumo elevado, seguido de cobrança indevida e, em terceiro lugar oscilação de tensão.

Com relação ao transporte intermunicipal de passageiros, as mais freqüentes foram descumprimento de horário, seguida de desrespeito ao usuário e, por último má conservação e limpeza dos veículos.

Em 2003, o comprometimento do segmento de transporte foi de 11,51%. Já no primeiro trimestre de 2004, houve um acréscimo de 7,12% em relação ao ano passado, subiu para 18,63%. Para o superintendente, o aumento contínuo das solicitações e reclamações, demonstra que o usuário do transporte intermunicipal está mais informado quanto ao papel da Ager e pela divulgação do número 0800- 6476464.

No caso de energia, ele informou que os índices em relação ao ano passado não sofreram alteração. "Os usuários já estão mais acostumados com a Agência, talvez por isso não há muita oscilação".




Fonte: Secom-MT

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