Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 05 de Abril de 2004 às 17:31

    Imprimir


O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (Centrinho), deu um passo importante na tentativa de descentralizar seu atendimento e melhorar a qualidade de vida de seus pacientes,através do convênio assinado com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) que prevê, neste primeiro momento, o treinamento e capacitação da equipe profissional do Hospital Regional de Cáceres (200km de Cuiabá).

Atualmente, o Centrinho atende cerca de 800 pacientes de MT, que viajam até 1.400 quilômetros até Bauru, para receber o atendimento especializado.

Com a descentralização do atendimento ambulatorial e do acompanhamento, a unidade terá maior agilidade no atendimento de novos pacientes.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Marcos Henrique Machado, a intenção final do convênio é a instalação de uma Unidade do Centrinho em Cáceres. "Este acordo permite a capacitação dos nossos profissionais e o atendimento dos pacientes do Estado. Cáceres tem um pólo de saúde bem estruturado e faz a ligação das rodovias com os Estados de Rondônia e Acre, com isso vamos atender uma grande demanda, de Mato Grosso, como também da Bolívia, Peru, Chile e outros países da América do Sul", observou o secretário.

A previsão é de que a estrutura física esteja totalmente implantada no Hospital Regional de Cáceres até o final do ano. O diretor da instituição, José Esteves de Souza Júnior, explica que a equipe da unidade passará inicialmente por um treinamento para atendimento de problemas auditivos, e posteriormente, serão capacitados para cadastrar e acompanhar os pacientes que já passaram por cirurgias no Centrinho. "Futuramente não descartamos a possibilidade de termos um centro cirúrgico especializado", aponta.

Na opinião do deputado federal por Mato Grosso Pedro Henry (PP), que participou da assinatura do convênio, o avanço tecnológico e científico desenvolvido pelo Centrinho ao longo dos anos deve ser expandido para todo o País, e os acordos com outras unidades da federação possibilitariam esta ampliação. "Nós achamos interessante à experiência de não centralizar as atividades em grandes centros urbanos, mas sim em cidades alternativas a eles. Cáceres dispõe dessa infra-estrutura," afirmou o deputado.




Fonte: Assessoria/Saúde - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/386943/visualizar/