Repórter News - reporternews.com.br
Festa do Pantanal supera expectativa dos organizadores
Cerca de 150 mil pessoas visitaram a XI Festa Internacional do Pantanal realizada em Cuiabá no período de 31 de março a 4 de abril. A avaliação é do Governo do Estado, via Secretaria de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso, organizadora do evento. Segundo o Secretário de Turismo, Ricardo Henry, os cálculos foram baseados na estrutura do Centro de Eventos do Pantanal, 1o lugar no Prêmio Caio 2003 – Revista dos Eventos, como o melhor pavilhão de exposições do Centro Oeste e 2o melhor do Brasil. "Chegamos a esses números considerando que o espaço tem capacidade para abrigar um público flutuante de até 15 mil pessoas e que o tempo médio de permanência na feira foi de aproximadamente em 1 (uma) hora por visitante", informou Ricardo Henry.
A Festa do Pantanal - maior evento de turismo de Mato Grosso, abre oficialmente a temporada de turismo no Estado. Criada há 11 anos, conta atualmente com estratégias comerciais e de marketing que visam sua transformação em fórum de negócios. Mantendo as características de evento turístico, cultural e de formação profissional, um dos objetivos é ampliar a participação da iniciativa privada, ficando o Governo responsável pela divulgação e articulação de todos os envolvidos no processo.
Gastronomia, instituições de ensino e outras direta ou indiretamente ligadas ao turismo, qualificação profissional, valorização e divulgação da cultura regional e agenda empresarial atingiram 100% dos seus objetivos. "Mato Grosso despertou para o turismo. Empreendedores de outros segmentos estão interessados em investir na atividade", considerou o Secretário.
Em 2004, foram parceiros institucionais e comerciais na realização da Festa do Pantanal o Sebrae-MT, Embratur, Ministério do Turismo, Distribuidora de Bebidas Colorado (Skol), Caixa Econômica Federal, Unimed, Banco do Brasil, Rede Cemat e Brasil Telecom. Avaliado em cerca de R$ 400 mil, o evento foi viabilizado ainda com R$ 220 mil canalizados via emenda parlamentar individual de autoria do deputado federal Pedro Henry. Numa gestão política da Secretaria de Turismo junto ao Ministério do Turismo, o evento vai receber investimentos adicionais de R$ 730 mil para divulgação em 2004, participando das principais feiras nacionais do setor.
Além da consolidação da Festa do Pantanal, o setor turístico tem recursos aprovados no valor de R$ 750 mil para campeonatos de pesca, R$ 1,5 milhão para folheteria, orçamento de R$ 2,2 milhões, restauração de patrimônio histórico como Palácio da Instrução, Igrejas do Rosário e Bom Despacho, recuperação da Transpantaneira, estrada-parque de Chapada dos Guimarães e projeto Mimoso, entre outros. "Nunca o segmento esteve tão fortalecido. Em 2004, os investimentos no turismo vão superar os R$ 20 milhões", contabilizou Henry.
XI Festa Internacional do Pantanal em números
A XI Festa Internacional do Pantanal, promovida pela SEDTUR e coordenada pelo Secretário de Turismo do Estado, Ricardo Henry, levou uma média de 150 mil pessoas, ao Centro de Eventos do Pantanal, nos cinco dias de festa.
Foram cerca de 200 expositores.
Trinta e nove municípios mato-grossenses estavam envolvidos no evento. A prefeitura de cada cidade montou um estande com, pelo menos, quatro expositores; entre eles, artesãos e comerciantes.
Na gastronomia, 28 estabelecimentos ofereceram o melhor da comida típica de quase dez lugares diferentes, entre culinária nacional e internacional.
Vinte e uma instituições, 19 empresas privadas, entre elas, nove da indústria têxtil. Seis faculdades e universidades e 14 Secretarias Estaduais.
Na solenidade de abertura da Festa, 20 pessoas foram homenageadas com o Troféu Pantanal, por sua colaboração com o desenvolvimento do turismo em Mato Grosso.
Foram três palestras e quatro agendas empresariais, gratuitas durante os cinco dias de feira.
E, na programação cultural, 40 apresentações, envolvendo bandas, corais, orquestra de flautas e grupos de dança.
A Festa do Pantanal - maior evento de turismo de Mato Grosso, abre oficialmente a temporada de turismo no Estado. Criada há 11 anos, conta atualmente com estratégias comerciais e de marketing que visam sua transformação em fórum de negócios. Mantendo as características de evento turístico, cultural e de formação profissional, um dos objetivos é ampliar a participação da iniciativa privada, ficando o Governo responsável pela divulgação e articulação de todos os envolvidos no processo.
Gastronomia, instituições de ensino e outras direta ou indiretamente ligadas ao turismo, qualificação profissional, valorização e divulgação da cultura regional e agenda empresarial atingiram 100% dos seus objetivos. "Mato Grosso despertou para o turismo. Empreendedores de outros segmentos estão interessados em investir na atividade", considerou o Secretário.
Em 2004, foram parceiros institucionais e comerciais na realização da Festa do Pantanal o Sebrae-MT, Embratur, Ministério do Turismo, Distribuidora de Bebidas Colorado (Skol), Caixa Econômica Federal, Unimed, Banco do Brasil, Rede Cemat e Brasil Telecom. Avaliado em cerca de R$ 400 mil, o evento foi viabilizado ainda com R$ 220 mil canalizados via emenda parlamentar individual de autoria do deputado federal Pedro Henry. Numa gestão política da Secretaria de Turismo junto ao Ministério do Turismo, o evento vai receber investimentos adicionais de R$ 730 mil para divulgação em 2004, participando das principais feiras nacionais do setor.
Além da consolidação da Festa do Pantanal, o setor turístico tem recursos aprovados no valor de R$ 750 mil para campeonatos de pesca, R$ 1,5 milhão para folheteria, orçamento de R$ 2,2 milhões, restauração de patrimônio histórico como Palácio da Instrução, Igrejas do Rosário e Bom Despacho, recuperação da Transpantaneira, estrada-parque de Chapada dos Guimarães e projeto Mimoso, entre outros. "Nunca o segmento esteve tão fortalecido. Em 2004, os investimentos no turismo vão superar os R$ 20 milhões", contabilizou Henry.
XI Festa Internacional do Pantanal em números
A XI Festa Internacional do Pantanal, promovida pela SEDTUR e coordenada pelo Secretário de Turismo do Estado, Ricardo Henry, levou uma média de 150 mil pessoas, ao Centro de Eventos do Pantanal, nos cinco dias de festa.
Foram cerca de 200 expositores.
Trinta e nove municípios mato-grossenses estavam envolvidos no evento. A prefeitura de cada cidade montou um estande com, pelo menos, quatro expositores; entre eles, artesãos e comerciantes.
Na gastronomia, 28 estabelecimentos ofereceram o melhor da comida típica de quase dez lugares diferentes, entre culinária nacional e internacional.
Vinte e uma instituições, 19 empresas privadas, entre elas, nove da indústria têxtil. Seis faculdades e universidades e 14 Secretarias Estaduais.
Na solenidade de abertura da Festa, 20 pessoas foram homenageadas com o Troféu Pantanal, por sua colaboração com o desenvolvimento do turismo em Mato Grosso.
Foram três palestras e quatro agendas empresariais, gratuitas durante os cinco dias de feira.
E, na programação cultural, 40 apresentações, envolvendo bandas, corais, orquestra de flautas e grupos de dança.
Fonte:
Da Assessoria
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/386993/visualizar/
Comentários