Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Domingo - 04 de Abril de 2004 às 07:03

    Imprimir


Dirigentes da UNV (União Nacional dos Vereadores) deverão estar em Brasília no próximo dia 27 para protestar contra decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que limitou o número de vereadores em todo país.

A partir das próximas eleições, será estabelecida uma relação proporcional entre a população e seus representantes legislativos: para cada 47.619 habitantes, haverá uma cadeira, garantindo um mínimo de nove vereadores para os municípios menores.

O presidente da UNV, Clésio Drumond, disse que houve ingerência do poder judiciário, que "está entrando numa área que não é dele". A União Nacional dos Vereadores entende que os municípios com menos de 1 milhão de habitantes têm direito a um mínimo de nove e máximo de 21 vereadores fixados por lei orgânica municipal.

A UNV quer o apoio de deputados e senadores para tentar aprovar "em tempo recorde" uma proposta de emenda constitucional, que já foi apresentada na Câmara, regulamentando a questão.

A decisão do TSE vale para as eleições municipais de outubro. A expectativa é de que 350 mil candidatos disputem cerca de 70 mil vagas nas câmaras municipais.




Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/387088/visualizar/