Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 03 de Abril de 2004 às 12:00

    Imprimir


O governo federal deve investir R$ 60 milhões na expansão do Sistema de Avaliação do Ensino Básico (SAEB), informou o ministro da Educação, Tarso Genro, durante palestra na Associação Brasileira de Empresários pela Cidadania (Cives). A proposta será entregue daqui a 15 dias ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e tem como objetivo avaliar todos os níveis de ensino no Brasil.

Segundo o ministro, o processo de avaliação será iniciado com o Censo Escolar - que é feito anualmente no mês de abril. Terminará com a universalização do sistema, levado a todos os alunos. "Com isso, proporcionaremos também uma avaliação dos professores, se houver concordância dos estados e municípios", afirmou Genro. Segundo ele, a comunidade terá papel importante na avaliação, já que também opinará. "Por meio de pesquisa, queremos uma avaliação sobre o que a comunidade pensa da escola".

Com a avaliação, que de acordo com Genro será complexa e completa, pretende-se propor uma política transformadora do ensino, para fazer de 2005 o "ano da qualidade do ensino básico" com ênfase no ensino fundamental. "O presidente Lula está com pressa de realizar esse projeto, o que é justificável. Se não tomarmos providências agora, todo o esforço feito até aqui será perdido".

Tarso Genro aproveitou para reforçar o interesse do governo em transformar as universidades públicas em referência fundamental para o ensino superior, ampliar o acesso e estabelecer instrumentos regulatórios entre o sistema público e o privado. "Isso para que todo o sistema funcione de acordo com o interesse público".

Segundo o ministro, com a reforma do ensino superior, o MEC pretende corrigir três distorções básicas entre as universidades públicas e privadas. "São distorções como o acesso estrito às universidades públicas, o interesse mercantil das empresas privadas e a qualidade desigual em todo o país, que pretendemos extinguir", ressaltou. Da Agência Brasil




Fonte: Midia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/387132/visualizar/