Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 05 de Março de 2004 às 18:11
Por: Enock Cavalcante

    Imprimir


A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) convidou nesta sexta-feira (5) todos os parlamentares a participar do 1º Fórum de Saúde e Alimentação à Base de Soja, a se realizar em Cuiabá (MT), entre os dias 18 e 21 de março. A iniciativa, disse ela, partiu de um grupo de prefeitos de 28 municípios de Mato Grosso e de Rondônia, que desejam aumentar a participação da soja na dieta dos brasileiros.

- Os municípios estão se movimentando, buscando alternativas para melhorar a qualidade de vida de suas populações. Gostaria de ressaltar o nível de conscientização e de inovação desses prefeitos, que, mesmo conhecendo a facilidade de se exportar soja atualmente, principalmente a orgânica, estão preocupados com a fome de parte da população brasileira e com a necessidade de suprimento do mercado interno - afirmou Serys.

Segundo a senadora, haverá uma exposição paralela ao fórum - para o qual foi convidado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva - de 42 produtos derivados de soja, que poderiam chegar à mesa dos brasileiros. Ele recordou que praticamente toda a população do Japão consome derivados de soja e contestou as acusações de que o paladar desses produtos impediria o aumento do consumo no Brasil.

- Existem produtos derivados de soja que têm ótimo paladar. E devemos lembrar que uma saca de 60 quilos de soja pode produzir 700 litros de leite, que já vêm sendo distribuídos na merenda escolar desses municípios - observou Serys.

Em aparte, o senador Tião Viana (PT-AC) recordou que entre as principais causas das doenças degenerativas - grande causa de mortes no Brasil - encontra-se o erro alimentar. Ele defendeu a adoção de uma ampla ação pela qualidade de vida, a partir do aperfeiçoamento da dieta dos brasileiros.

Serys convidou ainda os senadores para a sessão especial de terça-feira (9), quando será celebrado o Dia Internacional da Mulher. Durante a sessão, anunciou, serão entregues os prêmios Mulher Cidadã-Bertha Lutz a cinco mulheres escolhidas pela contribuição à causa feminina no país. Ela disse ainda que a comissão especial encarregada de programar os eventos do Ano Internacional da Mulher, em 2004, está promovendo uma análise de todos os 1989 projetos já apresentados no Congresso Nacional em favor das mulheres. “Estamos conferindo o que já virou lei e o que deve ser retomado”, anunciou.

No início de seu discurso, a senadora informou não ter retirado sua assinatura do requerimento para a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos. Ela prestou esse esclarecimento depois de ouvir notícias na televisão de que Eduardo Suplicy (PT-SP) teria sido o único senador do PT a manter sua assinatura no pedido.




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/387360/visualizar/