Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 04 de Março de 2004 às 17:19

    Imprimir


O Brasil vai enviar 1,1 mil soldados para o Haiti como parte da missão de paz organizada pela ONU. A força brasileira deve chegar ao país caribenho daqui a cerca de três meses, na segunda fase da operação de paz. Durante conversa por telefone no início da tarde de hoje com o presidente da França, Jacques Chirac, o presidente disse que o Brasil está à disposição da ONU.

Segundo o porta-voz da Presidência, André Singer, os militares que farão parte da missão foram especialmente treinados para esse tipo de tarefa.

Singer disse que o presidente Chirac defendeu que o Brasil assuma a liderança de todas as forças de paz no Haiti. "O presidente Chirac disse que na segunda etapa das operações internacionais de paz naquele país é fundamental a participação de tropas brasileiras. Acrescentou que seria de suma importância, também, que o Brasil assumisse o controle dessa força a ser composta de contingentes canadeses, franceses, norte-americanos, dos países da Comunidade Caribenha e argentinos, além dos brasileiros".

A idéia de o Brasil comandar as forças de paz, segundo Jacques Chirac, também é defendida pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Kofi Annan. Diante do pedido, o presidente Lula garantiu a Chirac que o Brasil também está à disposição da ONU para exercer o comando das tropas no Haiti, se isso for necessário. "O presidente Lula disse que o Brasil fica honrado para essa indicação", disse Singer.

O anúncio do envio de soldados ocorreu dois dias depois de uma conversa telefônica em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu ao seu colega americano, George W. Bush, participar dessa força de paz.

Na mesma conversa, Bush teria elogiado a posição do governo brasileiro na ONU quanto ao Haiti, depois da aprovação da força de paz. Mais de mil soldados americanos já estão no Haiti como parte da força internacional da ONU. No total, a força de paz deverá ter mais de 5 mil integrantes.




Fonte: Redação/Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/387400/visualizar/