Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 02 de Março de 2004 às 16:36

    Imprimir


São Paulo - Pelo menos 700 universidades e centros de pesquisa do Brasil, Argentina, Chile, México, Venezuela e Panamá começam a ser interligados por uma rede de alta velocidade (155 Mbps) pela internet, a partir de maio, quando representantes destes países inauguram a Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas (Rede Clara). O objetivo é permitir maior cooperação e a meta é chegar a 16 países latino-americanos ainda neste ano.

A conexão de alta velocidade permitirá a realização de videoconferências e programas de educação a distância, além de troca de dados em pesquisas compartilhadas. Até abril de 2006, o projeto Clara será financiado pela Comissão Européia, por meio do programa América Latina Interconectada com a Europa (Alice), que destinou 12,5 milhões de euros para a criação da infra-estrutura do projeto.

A Rede Clara ficará responsável, a partir de 2006, pela manutenção, desenvolvimento e aquisição de novos recursos para o projeto, segundo informou a Agência Fapesp. A conexão vai envolver também instituições de pesquisa européias, com as quais o Brasil mantém parcerias.




Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/387513/visualizar/