Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 02 de Março de 2004 às 16:22
Por: Rodrigo Moraes

    Imprimir


Rio de Janeiro - Após oito meses de trabalho, o novo Arquivo Arquidiocesano do Rio de Janeiro está aberto, no subsolo da catedral metropolitana, no centro do Rio. O acervo é um dos mais importantes do período colonial e tem quase 200 mil documentos, os mais antigos datados do século 17. As instalações custaram R$ 500 mil à Arquidiocese.

Alguns itens chamam a atenção, como a certidão de batismo de Luís Alves de Lima e Silva, que viria a ser o Duque de Caxias, de 1806. Entre os cerca de 6 mil itens do acervo fotográfico, o mais antigo é o Álbum Monumental do Concílio Vaticano. São 718 retratos de cardeais e bispos de todo o mundo, participantes do encontro realizado entre 1869 e 1870.

Os documentos estavam em caixas de alumínio, empilhadas umas sobre as outras, em péssimas condições de acesso e de conservação, no subsolo da catedral. “Esse arquivo tem algo de sagrado e seria muito egoísmo de nossa parte se não se desse como aberto o patrimônio para a cidade do Rio de Janeiro e para a história do Brasil”, declarou o arcebispo, dom Eusébio Scheid.




Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/387516/visualizar/