A honraria é inédita na área de saúde do município, e revela os avanços conquistados pela atual gestão.
Nortelândia é premiada com o Troféu Saúde Brasil 2012
O município de Nortelândia acaba de receber um dos mais importantes prêmios do país na área de saúde pública, o Troféu Saúde Brasil edição 2012, concedido pela MS Brasil. A honraria é inédita na área de saúde do município, e revela os avanços conquistados pela atual gestão, perto de completar quatro anos.
A organizadora da premiação avaliou todos os indicadores e investimentos feitos na saúde do município e chegou à conclusão de que a administração alcançou a excelência em uma das pastas mais importantes, graças ao comprometimento do gestor e sua equipe.
Neste período de governo foram muitas as ações objetivando melhorar a prestação de serviços de saúde a população, numa área encontrada sucateada e com uma visão negativa junto à população, atendimento deficiente índice técnico de avaliação baixíssimo, como por exemplo, 0,5 pelo Tribunal de Contas do Estado.
Crianças e adolescentes ganharam atendimento em ortondia gratuitamente.
Até então os pacientes eram transportados amontoados em ambulância para tratamento médico em Cuiabá, o serviço de saúde deixava a desejar e as criticas eram constantes, quadro que fez com que a nova gestão implementasse mudanças e programas de saúde com intuito de transformar a realidade.
Foi adquirida uma van para o transporte de pacientes e uma moderna ambulância equipada para atendimento de urgência e emergência, a lista de remédios na farmácia básica foi triplicada. Criou-se o atendimento odontológico noturno para trabalhadores diurnos, serviço de ortodontia gratuito, entre outras ações que resultaram numa nova realidade.
Um veículo Van 0 km foi adquirido para transportar com mais comodidade os pacientes.
Uma parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde e o Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Sant’ana incrementou o atendimento de baixa, média e alta complexidade, atendendo um número maior de pessoas.
A atual administração buscou recursos para construir e ampliar a unidade de saúde do Bairro da Ponte que estava desativada a mais de 10 anos, e como prêmio pelo trabalho desenvolvido na área, recebeu recursos para investir na reforma dos PSF’s e de quebra ganhou do Ministério da Saúde autorização para abrir uma nova unidade do Programa de Saúde da Família que funcionará no Bairro Bandeirantes.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação implantou um projeto odontológico que atende crianças e adolescentes da rede municipal de ensino, mudando o sorriso e a vida de centenas de crianças.
A Secretária Municipal de Saúde Norma Firmiano Barradas, informou que muitas mudanças ocorreram neste período e hoje a saúde do município vive dias melhores com boas avaliações dos órgãos oficiais das duas esferas superiores de poder.
“Temos o aval do gestor para empreender qualquer tipo de ação que represente ganhos no atendimento e na prestação de serviços a população e confesso que já fizemos muito, mas ainda há muito que ser feito” disse.
Norma Firmiano ressaltou que o esforço da equipe aliada a determinação governamental já apresenta resultados satisfatórios, fazendo saltar a avaliação de 0,5 para 4,5 em aproximadamente dois anos, chamando a atenção nacional.
“Receber este prêmio é de fundamental importância para todos nós e mostra que estamos no caminho certo, aumentando nossa responsabilidade na busca pela excelência do serviço de saúde” destacou a secretaria.
O prefeito municipal Neurilan Fraga garantiu que não medirá esforços para continuar melhorando a saúde da cidade, assegurando maior qualidade de vida a população.
“Nosso objetivo é seguir fazendo as mudanças que forem necessárias, exigindo de nossa equipe dedicação para que possamos atingir a satisfação de cada usuário do sistema de saúde municipal” frisou.
O Trófeu Saúde Brasil coloca Nortelândia entre as 100 melhores gestões na área de Saúde do país. O prêmio será entregue durante o Encontro Nacional de Secretários Municipais de Saúde que será realizado de 18 a 21 de Setembro em Florianópolis (SC).
Comentários