Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 30 de Novembro de -0001 às 00:00

    Imprimir


Indícios da presença da soja louca II na safra 2010/2011 da oleaginosa fazem com que os produtores se antecipem e busquem respostas para a possibilidade da incidência da doença. Amostras foram coletadas em Sinop, Vera e Cláudia e enviadas para análise no laboratório da Embrapa Goiânia (GO), e dentro de alguns dias Mato Grosso terá a resposta da volta ou não da anomalia.

O diretor administrativo da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Carlos Fávaro, diz não ser necessário haver um alarde para tal possibilidade. “Na verdade o produtor está se prevenindo, pois, em algumas lavouras isoladas, onde se teve a presença da doença no ciclo anterior, apareceram algumas reboleiras. Para se precaver, o setor se adianta. No caso de positivo já estaremos cientes para combater desde já”.

Fávaro destaca ser fundamental a prevenção dos produtores mato-grossenses. “Apesar da soja louca II ainda ser uma doença desconhecida, visto não se saber a origem ou com o que exatamente lidamos, é somente através de pesquisas como estas que vamos encontrar respostas para seu ataque”.

Em julho deste ano, pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), de instituições de pesquisa, de universidades e engenheiros agrônomos da Aprosoja e de empresas parceiras formaram um grupo de trabalho para estudar e realizar ações de combate à soja louca II.

O que é? - A anomalia ocorre quando a planta não amadurece e registra alto índice de abortamento de flores e vagens. O distúrbio na soja ainda é de causa desconhecida. Na última safra, o grau de severidade da soja louca II foi localizado em alguns municípios da região norte de Mato Grosso, onde também trouxe prejuízos econômicos. Porém, o diretor da Aprosoja-MT garante que não houve grande repercussão econômica. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/387659/visualizar/