Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 20 de Janeiro de 2014 às 00:41

    Imprimir


Nativa News
Maria Clara apresentou boa recuperação após  cirurgia em Cuiabá.
Maria Clara apresentou boa recuperação após cirurgia em Cuiabá.

A menina Maria Clara, de dois anos, está se recuperando e se alimentando sem auxílio de sonda após cirurgia realizada em Cuiabá para aplacar os efeitos da hidrocefalia, doença com a qual ela nasceu e que provoca o acúmulo de líquido no crânio. Após a luta do pai para obter o procedimento, a cirurgia foi realizada na última sexta-feira num hospital privado de Cuiabá e Maria Clara inclusive já conseguiu mamar no sábado (18).

De acordo com o pai, Claudemir Dias da Silva, não há previsão de alta do hospital, mas a reação da criança após a cirurgia foi positiva. Os médicos implantaram uma válvula responsável por drenar o líquido acumulado no crânio. Claudemir notou redução significativa na quantidade de líquido já no sábado, na Unidade de Terapia Intensiva.

“Ela é uma guerreira. Vai reagir bem”, declarou Claudemir, animado com os efeitos imediatos da cirurgia. Ele lembrou que Maria Clara inclusive se mostrou muito ativa após o procedimento.

Luta pela cirurgia

Em Alta Floresta, cidade a 800 km de Cuiabá, Claudemir antes batalhava para obter um procedimento cirúrgico que, até então, era mais provável de ser executado na cidade de Curitiba (PR). Ele vive de aposentadoria, pois teve de passar a cuidar de Maria Clara e outros cinco filhos quando se viu abandonado pela esposa.

A doença de Maria Clara foi diagnosticada logo na realização do teste do pezinho. Ao provocar o acúmulo de líquidos no crânio, ao redor do cérebro e da medula espinhal, a hidrocefalia eleva a pressão dentro da cabeça e comprime o cérebro.

Ciente da gravidade da doença, desde o primeiro ano de vida de Maria Clara o pai Claudemir enfrentou diversas frustrações na busca por uma cirurgia que assegurasse melhor qualidade de vida para a filha.

Ela que sente incômodos pelo volume do crânio e, entre outros, sofre dificuldades para articular palavras e brincar. Várias foram as vezes em que profissionais se recusaram a realizar a cirurgia em Mato Grosso.

Com ajuda de amigos, ele conseguiu que a cirurgia fosse realizada em Cuiabá mesmo – e com tudo pago pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em boa recuperação, a criança deve seguir em observação em Cuiabá.






Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/387738/visualizar/