Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 20 de Janeiro de 2014 às 11:14
Por: Vinícius Tavares

    Imprimir


Reprodução
Grupo já tem operações no porto de Roterdã, na Holanda, um dos quatro maiores do mundo
Grupo já tem operações no porto de Roterdã, na Holanda, um dos quatro maiores do mundo

O Grupo André Maggi nega rumores de que a empresa esteja se transferindo de Mato Grosso para a Europa em decorrência dos altos custos para as operações no Brasil causados pela política tributária do país e pela falta de logística adequada, o que reduz a competitividade de seus empreendimentos.

Em nota enviada ao Agro Olhar, a empresa afirma que a matriz do grupo foi transferida de Rondonópolis para Cuiabá há cerca de três anos e que, “atualmente, a sede é própria e não existem planos para mudança”, o que provocaria impacto negativo em função da perda de arrecadação ao Estado e ao País.

Em 2013, a Amaggi, principal empresa do Grupo André Maggi, decidiu encerrar, por motivos de inviabilidade econômica, as atividades na planta de esmagamento de soja. A unidade é arrendada da Olvepar Indústria e Comércio e está localizada no distrito industrial de Cuiabá.

Criado na década de 1970 por André Maggi, pai do senador Blairo Maggi (PR-MT), a empresa está presente em todas as regiões brasileiras atuando na produção agrícola (soja, milho e algodão) e de sementes de soja, originação, processamento de soja e comercialização de grãos, insumos, energia elétrica, operações portuárias e transporte fluvial.

A companhia admite se posicionar estrategicamente no mercado e conta com filiais em quatro outros países: Buenos Aires (Argentina), Roterdã (Holanda) e Lausanne (Suiça), onde o grupo possui escritórios de representação comercial.

Já em Fredrikstad, na Noruega, está localizada a esmagadora Denofa. O Grupo, que controlava 51% das ações da empresa desde 2009, adquiriu 100% delas em 2013.

Amaggi, Divisão Agro, Divisão Navegação e Divisão Energia integram as quatro divisões de negócio. No campo social, a Fundação André Maggi apoia as comunidades onde o Grupo atua e interage, direta ou indiretamente, com a população local.

Operações no Brasil

A Divisão Energia possui cinco PCHs localizadas em Sapezal e Campos de Júlio, sendo que duas delas entraram em operação em 2013.

Já a Divisão Navegação possui uma das maiores frotas fluviais da América Latina e encerrou 2013 transportando 2,8 milhões de toneladas de grãos pelo Corredor Madeira-Amazonas.

A Divisão Agro conta hoje com 12 fazendas espalhadas por Mato Grosso, com uma produção de aproximadamente 1 milhão de toneladas, entre soja, milho e algodão.

A Amaggi comercializa cerca de seis milhões de toneladas de milho e soja por ano, tem armazéns localizados em diversas regiões brasileiras e a capacidade estática de armazenagem é de 2,5 milhões de toneladas. Além disso, conta com indústrias de processamento de soja em Lucas do Rio Verde (MT) e Itacoatiara (AM) e atua na administração portuária em diferentes estados do país.





Fonte: Agro Olhar

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/387772/visualizar/