Boates da Grande Cuiabá devem ser fiscalizadas na próxima semana Inspeção também deve ser feita em hospitais e frigoríficos, entre outros. No ano passado, fiscalização identificou 17 casas noturnas irregulares.
A partir da próxima segunda-feira (27), boates de Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana da capital, devem passar pela Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), coordenada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT). A inspeção também ser feita em outros estabelecimentos com comerciais, como bares, hospitais, frigoríficos, hotéis e clínicas médicas. A intenção é reforçar a vigilância nos estabelecimentos devido ao evento da Copa do Mundo de 2014, de acordo com o Crea.
Durante o trabalho, devem ser analisados a estrutura que o local oferece às pessoas que o frequentam e documentos que comprovem que o estabelecimento atende as normas de segurança, higiene e trabalhistas, entre outras. O coordenador da fiscalização, Reynaldo Magalhães, explicou que alguns estabelecimentos já foram notificados em 2013 e, neste ano, será cobrado que regularizem a situação.
Caso o comércio não esteja de acordo com as normas previstas, como, por exemplo, se não apresentar alvará mesmo depois de ter sido notificado, poderá ser interditado. "Nossa intenção não é prejudicar. Pelo contrário, é fazer com que ele regularize a situação", afirmou. Magalhães também informou que não haverá aumento no efetivo de agentes.
No início do ano passado, o Crea encontrou 17 casas noturnas em situação irregular em Cuiabá e interditou três delas. A fiscalização foi feita após a tragédia em Santa Maria (RS), Quando um incêndio dentro de uma boate sem aparato de segurança matou mais de 200 pessoas.
Comentários