Federação Inglesa acusa Anelka por gesto polêmico em comemoração
O jogador francês Nicolas Anelka foi acusado formalmente pela Federação Inglesa de Futebol (FA) por comemorar um gol com uma "quenelle", gesto considerado antissemita na França, anunciou nesta terça-feira a entidade.
O jogador do West Bromwich Albion, 34 anos, polemizou ao comemorar, no último dia 28 de dezembro, um gol na partida contra o West Ham com a "quenelle", realizada com um braço estendido para baixo e outro tocando o ombro, um gesto inventado pelo humorista francês Dieudonné, que teve apresentações proibidas nas últimas semanas por causa do conteúdo antissemita do espetáculo.
"A Federação Inglesa acusou o jogador do West Bromwich Albion, o francês Nicolas Anelka, após o incidente que ocorreu na partida entre o West Ham United e o West Bromwich Albion, em 28 de dezembro de 2013", explicou o comunicado publicado na página da FA, na internet.
"Alega-se que, aos 40min de jogo, Anelka fez um gesto ofensivo e/ou indecente e/ou insultante e/ou inapropriado, contrário à regra E3[1] da Federação", continua.
"Alega-se também que isto é uma infração agravada porque incluiu uma referência de origem étnica e/ou raça e/ou credo".
Anelka tem até esta quinta-feira para apelar. Caso for declarado culpado, será suspenso por pelo menos cinco partidas.
O anúncio da Federação chega um dia depois da principal patrocinadora do West Bromwich Albion, a empresa de classificados online Zoopla, informar na segunda-feira que encerrará seu contrato com o clube no final da temporada em razão do gesto de Anelka.
O ex-atacante da seleção francesa seguiu jogando com o clube após a polêmica e fez parte da equipe que empatou por 1 a 1 com o Everton na segunda-feira, pela 22ª rodada do Campeonato Inglês.
Comentários