Pelo menos 104 consumidores de crack que dormiam nas ruas dos complexos de Manguinhos e do Jacarezinho foram transferidos neste domingo para centros de acolhimento da prefeitura após a ocupação destas duas comunidades pela polícia.
Nas duas favelas funcionavam enormes pontos de venda e consumo de drogas, conhecidas como cracolândias. Os agentes da secretaria municipal de Assistência Social entraram nas comunidades após a polícia ocupar as favelas sem resistência e recolheram das ruas os dependentes.
Segundo a secretaria de Assistência Social, entre os 104 dependentes conduzidos a albergues públicos havia 15 menores de idade.
A secretária de Assistência Social Pública, Fátima Nascimento, explicou que as pessoas retiradas das ruas serão beneficiadas com tratamentos de desintoxicação que a prefeitura oferece desde abril e "submetidos a uma avaliação social e psicológica".
"A legislação nos impede de obrigar os adultos a se submeter a um tratamento de reabilitação mas os que aceitam são conduzidos a uma clínica pública especializada", acrescentou.
As favelas de Manguinhos, Jacarezinho, Varginha e Mandela foram ocupadas em uma rápida ação, que não deixou deixou vítimas nem feridos. Os traficantes, ao que tudo indica, fugiram na véspera da ação da polícia.
Comentários