MT deseja imunizar 85 mil meninas Vacinação contra Papilomavírus humano ou HPV, sexualmente transmissível, começará a partir do próximo dia 10 de março
Aproximadamente 85 mil meninas, com idade entre 11 e 13 anos serão vacinadas contra o vírus HPV, em Mato Grosso. Conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SE), por volta de 14 mil garotas serão imunizadas, na Capital.
A vacinação contra a Doença Sexualmente Transmissível (DST) Papilomavírus humano, ou HPV, começará a partir do próximo dia 10 de março. O público alvo da campanha “Cada menina é de um jeito, mas todas precisam de proteção”, será de meninas entre 11 e 13 anos, mas mulheres também serão orientadas.
A vacina é quadrivalente, pois garante proteção contra os quatro tipos mais freqüentes da doença, as variações seis, 11, 16 e 18.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18. Estes dois subtipos são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo. A vacina garante proteção de 98% contra o câncer de colo do útero.
A imunização será administrada em três doses, com intervalos de seis meses entre a primeira e segunda dose, que deverá ser administrada em setembro. A terceira e última dose será aplicada após cinco anos de a paciente ter tomado a segunda parte da vacina.
Segundo a assessoria da SES, a vacina será disponibilizada para os municípios no mês de fevereiro, assim que o Programa Nacional de Imunizações (PNI) definir as cotas do estado.
Conforme a SES, os postos de vacinação deverão ser os mesmos de campanhas anteriores, cabendo a cada município estabelecer sua estratégia para o alcance da meta.
Segundo o Ministério da Saúde, Mato Grosso receberá 178,7 mil doses. Em todo país 5,2 milhões de meninas serão imunizadas. Para o primeiro ano de vacinação o Ministério adquiriu 15 milhões de doses.
De acordo o Ministério, em 2015, a vacina passara a ser oferecida para as adolescentes com idade entre nove a 11 anos e em 2016 para meninas de nove anos.
SEGURANÇA – Segundo o Ministério, a vacina tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Ela já utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países.
HPV- É uma DST transmitida pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido de mãe para filho no momento do parto. O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, anualmente.
Comentários