Indicado para comandar Agricultura, Rui Prado se diz lisonjeado Presidente Dilma avalia indicação de Rui Prado para assumir ministério da AgriculturaCamila Cecílio "Temos todas as condições necessárias, mas depende muito das conversas"
Presidente Dilma avalia indicação de Rui Prado para assumir ministério da AgriculturaCamila Cecílio "Temos todas as condições necessárias, mas depende muito das conversas"
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado (PSD), confirmou ao Grupo RDNews que foi indicado pela bancada federal do PSD e do PMDB para assumir o Ministério da Agricultura na reforma ministerial que será feita pela presidente Dilma Rousseff (PT) - provocada pelo fato de alguns membros da equipe estarem se articulando para disputar as eleições.
O social-democrata afirma que foi pego de surpresa com a notícia e que não sabia da indicação, mas vê com naturalidade a recomendação dos partidos. “Mato Grosso é o Estado que mais produz, é protagonista no setor do agronegócio, então é interessante ter alguém lá”, observa.
O presidente garante, no entanto, que está focado na atuação frente à Famato, mas que vai se reunir com os representantes das siglas para discutir a possibilidade de assumir a pasta do Governo Federal. “Meu coração não está nisso”, diz, se referindo à indicação. “Temos todas as condições necessárias, mas depende muito das conversas”, garante.
O primeiro passo será conversar com o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller (PMDB). Isso porque apóia o nome do peemedebista, que é de Mato Grosso e está a frente da pasta há mais de um ano. Por outro lado, reconhece que mais um representante do Estado – hoje o maior produtor do país e carro chefe do agronegócio – teria chance de desenvolver trabalho expressivo para o setor. Além de Prado, o nome do senador Blairo Maggi (PR) também voltou a ser cogitado para assumir o ministério.
Caso ocupe o cargo de ministro da Agricultura, Rui entrará no lugar do atual chefe da pasta, Antônio Andrade (PMDB), que deve disputar reeleição como deputado federal.
Apoio
O deputado federal, Eliene Lima (PSD), coordenador da bancada de Mato Grosso na Câmara Federal, disse ao RDNews que, até então, não havia sido informado sobre a indicação de Prado e que, embora a legenda apóie a reeleição de Dilma, não tinha a pretensão de assumir nenhum cargo. "Por causa do recesso, não estava sabendo". Agora, com a confirmação, ele garante que vai unir forças para concretizar o nome do presidente. “Trata-se de um dos ministérios mais importantes e seria fantástico tanto para o partido quanto para o Estado comandar a pasta”, ressalta.
O deputado estadual José Riva (PSD), por sua vez, também vê com entusiasmo a possível ida de Rui Prado para o Ministério da Agricultura. “Hoje ele é a maior liderança do setor e um dos únicos que tem a experiência para preencher a lacuna deixada pelo ex-deputado federal Homero Pereira (falecido)”, pontua. Além disso, reforça que diversas lideranças, tanto da política quanto do agronegócio, têm apostado para que Prado consiga representar o setor.
Comentários