Desfalcado, Santos recebe Vasco, que luta para se manter no G-4
Após ser derrotado no meio de semana, o Vasco ficou com sua posição na zona de classificação para a Libertadores em risco, com um ponto a mais do que o São Paulo, quinto colocado. Por isso, os cruzmaltinos precisam vencer neste domingo o Santos, na Vila Belmiro, para não depender de outros resultados. Já os donos da casa, sem Neymar, buscam os três pontos para afastar o risco de rebaixamento na reta final do Campeonato Brasileiro.
Deixando de lado a possibilidade de ajudar o São Paulo, principal concorrente do Gigante da Colina pela última vaga no G-4, os santistas, que ainda têm chances remotas de alcançar a classificação para a Libertadores 2013, pretendem fazer a lição de casa.
"Somos profissionais e estamos defendendo o Santos, não importa a nossa posição na tabela ou a do nosso adversário. Sempre buscamos o melhor e a gente nem pensa nisso (ajudar o Tricolor Paulista). Queremos apenas fazer a nossa parte. A gente tem que pensar jogo a jogo e vamos levar muito a sério o Vasco, que é um grande time, tanto que está buscando uma vaga na Libertadores. Vai ser uma ‘pedreira’", disse o técnico da equipe paulista, Muricy Ramalho.
O treinador do Santos, aliás, será obrigado a promover várias alterações no time para o duelo com o Vasco. Bernardo, por questões contratuais, e André, que recebeu o terceiro cartão amarelo na última rodada, a exemplo de Neymar, são desfalques certos. O volante Henrique deve ser o substituto de Bernardo, enquanto Bill está confirmado na vaga de André. No lugar da Joia, o argentino Miralles, que marcou contra o Botafogo, será mantido entre os titulares.
Muricy espera que a nova dupla de ataque funcione diante dos cariocas. "O Bill é parecido com o André, até mesmo na parte física. Por isso ele vai jogar. Esperamos que ele faça bem o pivô e se saia bem na função do André. O Miralles vai ser o seu parceiro e esperamos que eles possam ir bem juntos. O Miralles esteve um tempo afastado por lesão e, desde que voltou, ele tem melhorado no campo. Ele tem se posicionado melhor, caindo nas costas dos laterais e dando opções aos meias para ser lançado", comentou.
Nas laterais, o Peixe também deve ter novidades. Isto porque, Bruno Peres e o veterano Léo se recuperaram de suas lesões musculares e devem jogar. Porém, caso o comandante alvinegro mude de ideia e resolva preservar os donos da posição, Éwerthon Páscoa e Gérson Magrão estão de sobreaviso.No Vasco, o clima ficou tenso depois da derrota para o São Paulo. Críticas com a estrutura e salários atrasados vieram a público através dos jogadores nesta semana. Para piorar, o técnico Marcelo Oliveira tem muitas dúvidas para escalar a equipe para o confronto deste domingo. Juninho Pernambucano, Jonas e Nilton não treinaram e não têm presença garantida. O zagueiro Dedé, com a Seleção Brasileira, é desfalque certo. Outra ausência deverá ser Renato Silva, que saiu no último jogo no intervalo com uma lesão.
Com isso, Auremir, Eduardo Costa e Felipe estão de sobreaviso. A zaga deverá ser formada por Rodolfo e Fabrício. Douglas, que vem trabalhando após se recuperar se lesão, pode ser opção no banco de reservas. A boa notícia será o retorno do meia Carlos Alberto, que cumpriu suspensão.
O goleiro Fernando Prass espera que os cruzmaltinos possam se aproveitar da ausência de Neymar para buscar os três pontos na Vila Belmiro e seguir na zona de classificação para a Libertadores.
"O aproveitamento do Santos com e sem o Neymar são distintos. Se ele é referência na Seleção, imagina no clube. O Santos não tem um substituto à altura. Por isso, é um prejuízo", avaliou o goleiro Fernando Prass. "O Neymar é um atleta que faz falta a qualquer time e à Seleção. Mas o Santos mostra equilíbrio e tem jogadores que formam um grupo competitivo. Precisamos estar preparados para isso", disse.
FICHA TÉCNICA
SANTOS X VASCO
Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 14 de outubro de 2012 (domingo)
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Asp. Fifa-GO)
Assistentes: Roberto Braatz (Fifa-PR) e Thiago Gomes Brígido (Asp. Fifa-CE)
SANTOS: Rafael; Bruno Peres, Bruno Rodrigo, Durval e Léo (Gérson Magrão); Adriano, Arouca, Henrique (Patito Rodríguez) e Felipe Anderson; Miralles e Bill
Técnico: Muricy Ramalho
VASCO: Fernando Prass, Jonas (Auremir), Rodolfo, Fabrício e Thiago Feltri; Nílton (Eduardo Costa), Wendel, Juninho Pernambucano e Carlos Alberto; Éder Luís e Alecsandro
Técnico: Marcelo Oliveira
Comentários