Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 26 de Janeiro de 2014 às 12:37
Por: Laura Petraglia

    Imprimir


Mato-grossenses poderão receber recursos na ordem de até de R$ 30 mil por projeto para atuar em defesa dos direitos de comunidades e grupos impactados pela realização dos jogos da Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá. Para isso ainda têm 13 dias para remeter um projeto ao Fundo Brasil de Direitos Humanos onde deverão detalhar as justificativas das ações e como vão realizar as atividades propostas para resolver os problemas em questão no decorrer de até 12 meses na cidade sede da Copa. 

As inscrições para o edital "Megaeventos esportivos e direitos humanos" se encerram no próximo dia 7 de fevereiro. Segundo o Fundo Brasil, a busca é por projetos que promovam os direitos humanos e combatam os impactos negativos resultantes da preparação e da organização da Copa do Mundo. Realizado em parceria com a Fundação Ford, o edital pretende incentivar a construção de um legado positivo para a população brasileira, sobretudo para o público alvo já mencionado.

Ao todo, as duas instituições juntas irão doar até R$ 600 mil para apoiar projetos que abordem os impactos sociais negativos resultantes da preparação e da organização dos megaeventos esportivos previstos para os próximos anos (Copa e Olimpíadas de 2016), e que proponham soluções para essas questões.

Serão apoiados projetos que objetivem incentivar a construção de um legado positivo para a população brasileira, sobretudo para os grupos e comunidades vulneráveis, prevenindo e buscando soluções para os impactos sociais negativos e violações de direitos humanos que venham a ocorrer durante todo o processo.

“Buscamos propostas cujas atividades abordem temas relacionados ao direito à cidade, à moradia e ao acesso a serviços básicos, transporte público e mobilidade urbana, trabalho informal, combate à violência e à criminalização da sociedade civil, bem como a democratização do acesso à informação. Nesse contexto, grupos que tenham como foco as questões de gênero, raça, etnia e o respeito à diversidade serão particularmente considerados”, explica a organização. 

Em Mato Grosso os projetos de três instituições já foram beneficiados com recursos do Fundo Brasil. As orientações para remeter um projeto estão disponíveis aqui no link abaixo: 

Sobre o Fundo Brasil

O Fundo Brasil de Direitos Humanos tem por missão promover os direitos humanos no Brasil. Tem por compromisso disponibilizar recursos para apoio institucional e às atividades de organizações da sociedade civil e de defensores e defensoras de direitos humanos em todo o território nacional, priorizando aqueles que disponham de poucos recursos ou que tenham dificuldades de acesso a outras fontes. 

As obras para a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos têm produzido impactos sociais negativos sobre vários segmentos da sociedade que, muitas vezes, têm resultado em violações de direitos humanos. O objetivo do Fundo Brasil é fortalecer a perspectiva dos movimentos e organizações sociais em relação a essas violações e propiciar a construção de alternativas capazes de prevenir novos abusos e gerar novos caminhos e mudanças signi¬ficativas para todo o país nesse contexto.





Fonte: Olhar Copa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/388300/visualizar/