Crea-MT inicia nova fiscalização
Começa amanhã uma nova rodada de vistorias da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) em casas noturnas de Cuiabá e Várzea Grande. Diferente das fiscalizações que aconteceram no decorrer do ano passado, as visitas acontecerão no momento em que os locais estiverem em funcionamento. A FPI é coordenada pelo Crea.
No primeiro momento apenas as casas noturnas e bares serão fiscalizados. Segundo Reynaldo Magalhães, coordenador da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), a ação se deve há uma série de denúncias que a FPI recebeu. Nelas são afirmadas que alguns locais estão a saída de emergência fechada e sem extintor de incêndio.
Também serão fiscalizados hospitais, frigoríficos, hotéis e clínicas. Segundo Reynaldo, as fiscalizações serão mais intensas devido ao Mundial de futebol que se aproxima.
"Como Mato Grosso irá receber pessoas vindas de todo o mundo, precisamos estar preparados para não deixar que tragédias como a de Santa Maria se repita", lembra o coordenador, citando o incêndio em uma boate no município de Santa Maria (RS), que completou 1 ano ontem. Na ocasião, 242 pessoas morreram e centenas ficaram feridas. O episódio é um dos mais chocantes na história do Brasil.
De acordo com Reynaldo é importante dar continuidade nas fiscalizações para saber se as orientações da FPI serão rigorosamente compreendidas e aplicadas. "Temos que garantir a segurança dos produtores e dos serviços oferecidos em nosso Estado", destacou. Segundo o coordenador, não serão divulgados os locais que serão visitados, nem os dias, para que os proprietários não tentem “mascarar” qualquer irregularidade.
Além dos fiscais do Crea, a FPI conta com a participação do Corpo de Bombeiros, Secretarias de Meio Ambiente de Cuiabá e Várzea Grande, Vigilância Sanitária, Procon, Ministério Público, e dos conselhos de Enfermagem, Assistência Social, Medicina e Psicologia.
BAILES DE CARNAVAL - Uma nova fiscalização está programada para a segunda semana de fevereiro nos locais onde deverão acontecer bailes de carnaval. Segundo Reynaldo, a equipe irá fiscalizar toda baixada cuiabana, conferindo se clubes, casas noturnas e buffets estão com a documentação em dia para receber os foliões.
Comentários