Repórter News - reporternews.com.br
Variedades
Quarta - 29 de Janeiro de 2014 às 12:34

    Imprimir


No próximo dia 5 de fevereiro, no Goiabeiras Shopping, começa a exposição da Academia Mato-Grossense de Letras. Até o dia 15 de fevereiro, na Praça Central do Shopping, os clientes poderão conferir parte dos quase 100 anos da mais tradicional instituição literária do Estado. Além de expositores ilustrados e organizados por temas, dedicando espaços para a fundação, participação feminina, prosa, romance, história e jornalismo, o visitante também terá oportunidade de ver uma mesa do século XVIII e oito cadeiras centenárias usadas pelos acadêmicos.

A ideia é trazer a AML para perto do público, oferecendo um programa cultural inédito, com conteúdo imperdível.

O presidente da Academia Mato-Grossense de Letras, Eduardo Mahon, falou da satisfação em promover o evento. "Estou feliz por poder comemorar a cultura de forma aberta, iniciando uma mostra itinerante que percorrerá o Estado. O visitante terá oportunidade de conferir toda a trajetória desta instituição que congregou grande parte da intelectualidade Mato-grossense do século XX", frisou.

O visitante terá acesso não só ao conteúdo dos expositores, mas também do material impresso com todas as especificações da Academia Mato-grossense de Letras.

O gerente de Marketing do Goiabeiras Shopping, Juliano Paiva, disse que a exposição é para engrandecer a história de Mato Grosso. "Temos certeza de que o público vai gostar da Exposição. É um passeio pela história documentada por textos", enfatizou.

História

A Academia Mato-grossense de Letras (AML) é a mais antiga instituição literária de Mato Grosso, fundada em 22 de maio de 1921. Está sediada em Cuiabá, na Casa Barão de Melgaço. A carta de convocação para a primeira reunião foi assinada por José de Mesquita, João Barbosa de Faria e Lamartine Mendes. Além dos três primeiros, os membros fundadores do Centro foram: D. Aquino Correa, Estevão de Mendonça, João Cunha, Virgílio Correa Filho, Miguel Carmo de Oliveira Mello, Filogônio de Paula Corrêa, Cesário Prado, Carlos Gomes Borralho e Franklin Cassiano. Logo após, foram indicados e aclamados Ana Luiza da Silva Prado, Antonio Fernandes de Souza, Augusto Cavalcanti de Mello, Joaquim Gaudie de Aquino Corrêa, José Magno da Silva Pereira, José Raul Vila, Leovigildo Martins de Mello, Manuel Pais de Oliveira, Manuel Xavier Pais Barreto, Otávio Cunha, Palmiro Pimenta e Ulisses Cuiabano. A sessão de instalação se deu no dia 7 de setembro de 1921, no salão nobre do Palácio da Instrução.





Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/388492/visualizar/