Morre 5º detento em presídios do Maranhão este ano Vítima havia sido espancada no domingo dentro da cela por companheiros
Um detento que estava na Unidade Prisional de Ressocialização de Balsas, no Maranhão, morreu na noite desta terça-feira (28), no hospital de Imperatriz, depois de ter sido espancado na cela por outros quatro presos no último domingo (26). A vítima foi identificada como Valdiano Fernandes da Silva, de 27 anos. Com mais este caso, sobe para cinco o número de mortes no sistema penitenciário do Maranhão em 2014. A última morte ocorreu no dia 22, no presídio de Santa Inês.
Em nota, o governo do Maranhão informou que Silva "foi espancado por outros quatro companheiros, tendo sido socorrido por agentes penitenciários de plantão". De acordo com a direção da UPR de Balsas, houve uma briga na manhã de domingo. Um inquérito foi instaurado na 11ª Delegacia Regional de Balsas para investigar o crime.
No ano passado, 60 detentos foram mortos no Maranhão, cujos presídios abrigavam 4.663. Ou seja, a taxa de homicídios por 100 mil presos nos cárceres maranhenses chega a 1.286,7. Em todo o Estado, o índice, em 2012, foi de 21,7 mortos para cada 100 mil habitantes, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
Risco de morte em cadeias do MA é 59 vezes maior do que nas ruas
Em outros Estados, o índice de assassinatos dentro dos cárceres costuma ser equivalente à taxa das ruas. Em São Paulo, por exemplo, ocorreram, no ano passado, 22 mortes dentro das prisões. O total de detentos do Estado chega a 210.677. Ou seja: o índice foi de 10,4 mortes por 100 mil presos — muito semelhante à taxa de 11,5 assassinatos para cada 100 mil habitantes registrada no Estado todo.
Comentários