Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 29 de Janeiro de 2014 às 22:55

    Imprimir


Os produtores de pêssego de Guapiara, em São Paulo, estão satisfeitos com a lucratividade da safra. A produção da fruta caiu por causa de problemas climáticos, mas com a menor oferta, o preço subiu.

O município é um dos maiores produtores de pêssego do estado, onde 130 agricultores investem na cultura. Nesta safra, a produção deve chegar a 360 toneladas, 25% menor do que na safra anterior.

São Paulo, com 16% da safra, é o segundo maior produtor nacional de pêssego, só perde para o Rio Grande do Sul.

O calor acima da média, no momento em que a planta se desenvolvia, e o frio mais rigoroso, quando o fruto estava no pé, causaram perdas na produção. A quebra da safra também ocorreu no Rio Grande do Sul, por conta de uma geada, e fez preço da fruta subir.

Os últimos pés cultivados por Ariovaldo Soares da Silva, em 2,5 hectares de Guapiara, estão carregados. Cerca de 350 quilos de pêssegos produzidos já foram vendidos. O agricultor diz que a plantação sofreu com o clima, mas o preço nunca esteve tão bom.

Os produtores de Guapiara conseguiram vender o quilo do pêssego entre R$ 1,80 e R$ 5, valor 40% maior do que o praticado em 2013.

No ano passado, nesta mesma época, as propriedades estavam cheias de pêssegos. Nelson Ueda tem ainda mais motivos para comemorar, porque as oscilações do clima não afetaram a produção na lavoura dele, de 30 hectares. Ele conta que o preço surpreendeu este ano e a procura foi tanta, que a safra já estava negociada ainda no pé.





Fonte: Globo Rural

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/388544/visualizar/