Senar capacita produtores sobre sanidade animal no MS
Mato Grosso do Sul ocupa a posição de quarto maior exportador de carne bovina do Brasil, segundo dados da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul). O Estado, referência na atividade, exportou 139 mil toneladas in natura em 2013. Valorizando este cenário, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS – Sistema Famasul), oferece diversas capacitações gratuitas ao homem do campo, entre elas o curso de ‘Aplicação de medicamentos em bovinos’, realizado de 03 a 05 de fevereiro no município de Ribas do Rio Pardo. A capacitação bastante demandada no Estado, foi uma das primeiras qualificações oferecidas pela entidade.
Na etapa teórica da capacitação, os participantes recebem instruções de higiene e considerações sobre doenças como a brucelose, aftosa, raiva e as clostridioses, que são uma série de doenças causadas pela bactéria do gênero, Clostridium, como o tétano, botulismo e carbúnculo sintomático. Já na etapa prática, o instrutor do Senar auxilia os participantes na aplicação dos medicamentos. “A pistola de aplicação e a agulha, por exemplo, devem estar higienizadas para não colocar em risco a saúde do animal. O curral precisa estar limpo e seco. É importante também manter os medicamentos na temperatura indicada”, relata o médico veterinário da Famasul.
No caso da vacinação contra a brucelose, a ação é feita sob a responsabilidade de um médico veterinário, que emitirá a receita e após a vacina e identificação das fêmeas de três a oito meses, emitirá o atestado. “O investimento na prevenção é bem menor do que o gasto com o tratamento das doenças”, avalia Tinoco.
Com duração de 24 horas e dividido em três dias de curso, o produtor aprende a aplicar a medicação no rebanho, seja vacina, vermífugo, anti-inflamatório, entre outros. Além disso, a capacitação ensina métodos de contenção dos bovinos.
O Senar/MS destaca também o curso de ‘Tratorista agrícola’, realizado pelo em parceria com o Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), no município de Nova Andradina, no dia 3. Na próxima semana, a entidade oferece 36 capacitações gratuitas destinadas ao homem do campo.
Comentários