MPF investiga possível desativação de destacamentos em MT
O Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso instaurou inquérito civil público para investigar possível desativação pelo Exército brasileiro dos destacamentos de Corixa e de Palmarito, localizados na fronteira entre Brasil e Bolívia.
O procurador da República Thales Lima considerou matéria veiculada no “Jornal Expressão” no último dia 30. De acordo com a matéria, ainda não há comunicado oficial por parte do Exército, mas os destacamentos de Corixa (na BR-070, em Cáceres), Palmarito, Santa Rita e de São Simão vão ser desativados no final de março.
Ainda de acordo com o jornal, os destacamentos de Casalvasco, Fortuna e Guaporé vão ser mantidos e reestruturados, passando a atuar como pelotões especiais na fronteira, com mais militares.
“A medida pode causar graves prejuízos não só à população local, colocando em risco também a segurança nacional”, escreveu Lima, em portaria referente à abertura do inquérito, assinada no último dia 30.
Conforme o jornal, o prefeito de Cáceres, Francis Maris, afirmou que vai pedir às autoridades competentes a transformação do destacamento de Corixa em pelotão especial.
Comentários