Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Terça - 04 de Fevereiro de 2014 às 09:05
Por: Márcio Azevedo

    Imprimir


Policiais da Força Nacional de Segurança localizaram, na tarde de segunda-feira, três corpos que podem ser dos homens desaparecidos desde o dia 16 de dezembro de 2013, em Humaitá, interior do Amazonas. Os corpos, que estão em avançado estado de decomposição, estavam enterrados em uma área da BR-230, a Transamazônica, dentro da reserva indígena Tenharim-Marmelo.

Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Porto Velho, onde chegaram na noite de ontem. A capital de Rondônia é a cidade mais perto de Humaitá com esse tipo de estrutura. 

A polícia suspeita que se tratam de Luciano Freire, Aldeney Salvador e Stef Pinheiro, que desapareceram quando trafegavam de carro pela rodovia Transamazônica. A Polícia Federal ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto. As informações têm sido obtidas por meio de declarações de parentes a rádios de Porto Velho e Humaitá. 

Alguns familiares estão desde ontem à noite em frente ao IML em Porto Velho à espera da liberação dos corpos para o reconhecimento. Segundo a família, os corpos foram localizados após a prisão de cinco índios suspeitos de envolvimento no crime, na semana passada. Os suspeitos seguem detidos preventivamente em Rondônia, mas devem ser transferidos para Manaus.

Histórico

A morte do cacique Tenharim desencadeou uma revolta nos índios que, segundo as hipóteses investigadas pela polícia, teria gerado uma revolta étnica, culminando com o desaparecimento do carro onde estavam Luciano Freire, Aldeney Salvador e Stef Pinheiro, no dia 16 de dezembro de 2013, no trecho da BR-230 dentro da reserva Tenharim-Marmelo.

Esse desaparecimento desencadeou mais revolta. Familiares e amigos dos três desaparecidos se reuniram e fizeram uma devassa na cidade de Humaitá e na reserva indígena. Prédios e veículos da Fundação Nacional do Índio (Funai) foram incendiados. O posto de pedágio dos índios na Transamazônica também foi destruído, obrigamdo o deslocamento de tropas federais para o município amazonense.

No início de janeiro, o carro onde os desaparecidos estava foi encontrado escondido na floresta, mas até então nenhuma das vítimas havia sido localizada.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/388968/visualizar/