Sinop: inadimplência no comércio aumenta 18,49% em janeiro
A inadimplência no comércio sinopense continua a preocupar a classe empresarial. No mês passado, foram contabilizadas 2.467 pessoas endividadas no município, ou seja, um aumento de 18,49% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram 2.082 registros. Os números de cancelamentos de dívidas permaneceram iguais. Em janeiro deste ano foram 1.342, ante 1.341.
Por outro lado, uma constatação anima os empresários. Os números de consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e cheques aumentaram, respectivamente, 11,82% e 5,69% no comparativo entre os mesmos períodos, o que significa mais pessoas comprando.
De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), se comparados os números deste ano aos de dez anos atrás, Sinop registrou aumento de 63,61% e de 138,75% nas consultas ao SPC e cheques, respectivamente. Nos registros de inadimplência e cancelamentos de dívidas não ocorreram muita diferença. Ambas aumentaram 0,16% e 3,31%.
“Não podemos reclamar de janeiro, analisando os números do SPC podemos constatar que o ano começou com altas. Mas esperamos que fevereiro seja ainda melhor até porque os números da inadimplência, que sempre nos preocupam, este ano começaram nas alturas”, explicou o presidente da CDL, Afonso Teschima Junior, por meio da assessoria.
Comentários