Programa quer universitários para trabalhos voluntários na Copa
Com as inscrições abertas desde o dia 14 de janeiro, o programa Brasil Voluntário agora tem o foco voltado a estudantes de faculdades particulares e públicas, como Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), além do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Os interessados em trabalhar, de forma voluntária, na Copa 2014 têm até 06 de março para se inscreverem.
O voluntário irá atuar em pontos de mobilidade, aeroportos, eventos de exibição pública, áreas de fluxo, entorno da Arena Pantanal, shopping centers e no Centro Aberto de Mídia (CAM). Nesses locais, dará suporte a torcedores, imprensa não credenciada, turistas e população em geral. A atuação será de 12 de junho a 13 de julho com foco em dias de jogos e eventos de exibição pública.
A Secretaria-Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) tem divulgado o programa de voluntariado por meio de cartazes e palestras nas universidades, destacando as oportunidades de aprendizado e de intercâmbio cultural.
Um grupo de estudantes de Comunicação será selecionado para atuar no CAM que funcionará no Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro. Esses voluntários prestarão auxílio a jornalistas brasileiros e estrangeiros da imprensa não credenciada.
Alunos dos cursos de Educação Física, Letras e Turismo também são públicos estratégicos para o programa, já que poderão vivenciar no trabalho voluntário situações que contribuirão para sua formação profissional. Mas estudantes de outras áreas que estiverem interessados também podem se candidatar.
Para ser voluntário é necessário ter mais de 18 anos e disponibilidade de quatro horas diárias para o trabalho entre os dias 12 de junho e 13 de julho deste ano.
O treinamento será composto de dois módulos, um virtual e outro presencial. Serão ministrados cursos sobre hospitalidade, turismo, história do futebol, megaeventos, segurança, primeiros socorros, meio ambiente, inglês, espanhol, italiano, francês, turismo, cidade-sede, mobilidade, estratégias do evento e a importância de ser voluntário.
“Pessoas do mundo inteiro chegarão a Cuiabá e nossos voluntários serão os primeiros a ter contato com esses torcedores e turistas”, destaca o secretário da Secopa, Maurício Guimarães.
O Brasil voluntário é uma iniciativa do Governo Federal e acontecerá em todas as cidades-sede onde serão realizados jogos da Copa do Mundo. Mais informações pelo site www.brasilvoluntario.gov.br.
Comentários