Escolas podem se inscrever para programa Filhos no Campo
Ordenhar uma vaca, visitar hortas e pomares, lidar com os animais de uma fazenda, saber de onde vem os alimentos e produtos que consumimos diariamente são atividades muitas vezes desconhecidas por quem não mora no campo. Mostrar a realidade e origem das matérias primas para crianças que vivem na zona urbana é o principal objetivo do programa especial Filhos no Campo, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e diversos parceiros.
O analista de Educação Profissional Rural, Garibaldi Toledo de Moraes Júnior, informa que o início das visitas do programa estão programadas para começarem em abril. "As escolas interessadas em participar do Filhos no Campo podem procurar o Sindicato Rural de seu município".
Em 2013, foram realizadas 90 turmas, que atendeu cerca de 3.600 crianças. A previsão para 2014 são mais 90 turmas.
Como funciona - As turmas de 40 alunos com idade entre sete e 12 anos serão organizadas pelos Sindicatos Rurais Patronais. As crianças devem estar matriculadas no ensino fundamental da rede pública ou privada e residirem em áreas urbanas de Mato Grosso.
O passeio é realizado durante um dia inteiro, em uma propriedade nas proximidades do município, onde os participantes conhecerão atividades de agricultura e pecuária e as etapas do processo produtivo.
A turma será acompanhada por três profissionais da escola, sendo orientados pelo instrutor, dois monitores, e um funcionário da fazenda.
Contato - Para ter acesso aos telefones dos Sindicatos Rurais, acesse o site: www.sistemafamato.org.br/portal/sindicatos
Comentários