Agentes paralisam atividades amanhã
Nesta sexta-feira (7), 320 agentes da Polícia Federal (PF) de Mato Grosso paralisam as atividades em protesto contra as condições de carreira dos profissionais. A categoria também cobra o cumprimento do acordo realizado ao final da última greve, que previa adicional para os profissionais que trabalham nas fronteiras brasileiras.
Na Capital, os agentes irão realizar um “algemaço” em frente a sede da PF. De acordo com Paulo Gomes, representante do Sindicato dos Policiais Federais de Mato Grosso (Sinpef-MT), a decisão da manifestação foi tomada durante a última assembleia geral da categoria, realizada ontem (5).
Segundo Gomes, em 2013, os agentes ficaram 72 dias em greve, porém nada foi resolvido. Em vez disso, o orçamento foi reduzido. “Em setembro a presidente Dilma assinou um acordo para um adicional de fronteira, contudo até agora ainda não repassou nem os valores nem os lugares a serem beneficiados”.
Os agentes cobram que um plano de cargos e carreiras que exija nível superior para os cargos de agente, escrivão, papiloscopista, perito e delegado. Os agentes exigem que que sejam adotados os mesmos critérios salariais dos funcionários das agências regulatórias como da Agência Brasileira de Informações (Abim), da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Receita Federal (RF), entre outras.
No próximo dia 11, 25 e 26 os policiais farão novo protesto. Eles também agendaram manifestações para o mês de março. Caso o impasse não seja resolvido os agentes prometem fazer greve geral durante a Copa do Mundo, que será realizada em junho.
Comentários