Serviço rural lança treinamento com fibra de bananeira em MT
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) lançou o treinamento Artesanato com fibra de bananeira, de 40 horas. O objetivo é fazer com que ao final da capacitação o participante confeccione objetos artesanais aproveitando a fibra da bananeira. Para participar é preciso ter idade mínima de 18 anos, ser alfabetizado e ser produtor ou trabalhador rural.
O setor é um grande gerador de renda no estado. De acordo com dados da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme-MT), Mato Grosso possui 6.233 artesãos cadastrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), que reúne dados dos trabalhadores do segmento em todo o país.
A Baixada Cuiabana, com 2000 cadastrados, é a região com maior número de artesãos. Entre os produtos feitos em Mato Grosso estão doces, licores, peças utilitárias e decorativas de argila. Os artesãos mato-grossenses também produzem objetos utilitários decorativos de fibras vegetais, de madeira, viola de cocho, colares, brincos, pulseiras de sementes e de pedras.
Atualmente o Senar-MT oferece 153 treinamentos que atendem as 14 cadeia produtivas prioritárias para a instituição. “Ainda temos vários outros lançamentos para 2014", informa a coordenadora da Pedagogia do Senar-MT, Rafaella Tognietti.
Todos os treinamentos do Senar-MT são gratuitos e a instituição ainda mantém 17 programas especiais. Para conhecer a programação procure o sindicato rural de seu município ou o mais próximo.
Comentários