Laranja lima se destaca também na fabricação de vinagres
O Brasil aparece como uns dos grandes produtores e consumidores da laranja-lima. O fruto se destaca também na produção de sucos cítricos em grandes indústrias e na fabricação de vinagre artesanal. Possui um grande número de vitaminas como A, B e C, além de cálcio, fósforo, fibras, óleos e ferro, e age como um beneficiador do sistema imunológico para o ser humano.
A laranjeira é nativa da Índia, sua fruta é conhecida pelo baixo teor calórico, com sabor doce ou azeda. A árvore tem facilidade em adaptação a diferentes tipos de solo e de clima, podendo ser cultivada em várias regiões do país.
O estado que mais se destaca nessa cultura é o Alagoas, que produz cerca de 220 mil toneladas, uma renda anual de R$ 139 milhões. Somente na região, foram investidos mais de R$ 600 mil para o cultivo da fruta. Os investimentos tinham como objetivos em beneficiar os produtores e fortalecer as diversas cadeias produtivas do estado.
Mato Grosso produziu mais de 9 mil toneladas de laranja-lima em 2013. Para o plantio, a laranjeira deve ser cultivada em temperaturas que varias entre 22˚C e 33˚C e a umidade deve estar em torno de 80%. A planta de desenvolve durante todo o ano, e tem retorno favorável ao produtor.
Comentários