Procurador aciona Gaeco após suposta ameaça do PCC Mensagem anônima em celular fala de articulação de facção criminosa e atos de terrorismo em Cuiabá
O procurador-geral de Justiça em Mato Grosso, Paulo Prado, acionou que o Serviço de Inteligência do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), para que investigue uma possível articulação de integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) visando a atacar autoridades no Estado.
A decisão do chefe do Ministério Público foi adotada após tomar conhecimento da suposta articulação da facção criminosa por meio de uma corrente anônima, via WhatsApp (aplicativo de mensagens em celular).
A mensagem diz que “o PCC vai tocar o terror na cidade de Cuiabá, nesse próximo final de semana, sob o comando do detento Sandro Loco”.
“Estamos de sobreaviso e cautelosos com a situação. Determinamos que a nossa Inteligência apure de onde e por que surgiu esta mensagem. Recomendamos aos nossos promotores e procuradores do Ministério Público que evitem exposição pública, neste fim de semana”, disse Paulo Prado, em entrevista nesta sexta-feira (7) ao MidiaNews.
A suposta mensagem do PCC teria saído de dentro da Penitenciária Central do Estado (PCE), localizada no bairro Pascoal Ramos, em Cuiabá, por ordem de Sandro da Silva Rabelo, o “Sandro Louco”.
Ainda segundo procurador-geral da Justiça, a instituição não divulgou nenhuma mensagem em resposta à ação criminosa. “Essa notícia não saiu nem do Gaeco e nem do Ministério Público. Estamos investigando o caso”, afirmou.
Sandro Louco é o principal líder dos cerca de 2 mil detentos que cumprem pena da Penitenciária Central. Ele foi condenado a um total de 180 anos de prisão por homicídios, latrocínios e assaltos cometidos na Capital.
Corrente anônima
Sem assinatura, a mensagem que circula pelo WathsApp sugere que as pessoas devem “tomar muito cuidado”, pois o PCC “vai tocar terror na cidade, no próximo final de semana”.
Confira a íntegra da mensagem:
“Pessoal, postarei um comunicado importante. Peço que todos e fiquem muito atentos. Já chequei e a informação procede.
Quero avisar a vocês que tomem cuidado nesse final de semana. Foi emitido um alerta pelo Gaeco e pela inteligência da Polícia, de que o PCC vai tocar o terror na cidade de Cuiabá nesse próximo final de semana, sob o comando do detento “Sandro Loco”. Portanto, tomem muito cuidado.
Alerta foi enviado ontem. Essa informação tive com o pessoal do grupo MT ação. Acredito que devamos ficar atentos e pedir a proteção do anjo da guarda e que N Sra. Cuide de nós. Repassando”.
Comentários