Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sábado - 08 de Fevereiro de 2014 às 11:59

    Imprimir


Melhorar as condições estruturais do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) e da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) são algumas das metas do novo secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar de Mato Grosso (Sedraf), Luiz Alécio. Ele foi recebido, esta semana, na Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), para um bate papo com a diretoria da entidade.

Segundo Alécio, os trabalhos para aprimorar o Indea e a Empaer estão em andamento. "Já fizemos uma reunião com a presidente do Indea, Maria Auxiliadora, e serão feitos orçamentos para reestruturação na parte física das unidades do interior e também na parte de informática. A partir deste levantamento, vamos iniciar as melhorias. Quanto à Empaer, lançamos o concurso esta semana para contratação de 200 técnicos, o que irá dar mais agilidade nas pesquisas. Também queremos criar conselhos municipais com a participação das secretarias municipais de agricultura, os técnicos da Empaer, Sindicatos Rurais e dos trabalhadores rurais para que possamos discutir as necessidades dos produtores em relação à extensão rural", explica.

O secretário também pontuou que conta com o apoio da Famato e demais entidades do setor produtivo do Estado para trabalhar nas melhorias que a secretaria necessita. "A Famato e as entidades têm um papel muito importante em levantar as demandas dos produtores mato-grossenses, que sentem as deficiências da secretaria. Sabemos que o setor está muito insatisfeito com o Indea e queremos ouvir suas queixas e colocar o órgão para funcionar. Não podemos ficar com um instituto que não evoluiu no mesmo passo que a agropecuária do Estado", afirma Alécio.

De acordo com o presidente da Famato, Rui Prado, em um Estado onde a agropecuária tem uma grande importância na economia, a secretaria de agricultura, que deveria ser a mais eficiente, enfrenta grandes dificuldades estruturais. "O novo secretário conhece a realidade do agronegócio de Mato Grosso, pois sempre trabalhou com a agropecuária, como produtor, engenheiro agrônomo e secretário adjunto. Estamos confiantes que esta nova gestão fortalecerá a Sedraf, trazendo mais benefícios aos produtores rurais de Mato Grosso", avalia Prado.

O diretor de Relações Institucionais da Famato, Rogério Romanini, destaca que a entidade está à disposição para trabalhar em parceria com a Sedraf. "Precisamos unir forças pois com um setor produtivo bem fortalecido e uma secretaria de agricultura estruturada, quem ganha é a agropecuária e a economia de Mato Grosso", salienta Romanini.





Fonte: Só Notícias/Agronotícias com assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/389285/visualizar/