Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 09 de Fevereiro de 2014 às 22:44

    Imprimir


O césio é um dos poucos metais que se pode considerar que seja líquido a temperatura praticamente ambiente. Apresenta uma coloração metálica amarelo claro levemente prateada. É um dos metais alcalinos de menor ocorrência. 

O césio foi descoberto por Robert Bunsen e Gustav Kirchhoff em 1860 numa água mineral de Dürkheim, na Alemanha, através de análise espectrográfica. Seu nome tem origem do latim “caesius”, que significa céu azul, em função tanto do metal quanto de seus compostos emitirem uma luminosidade de coloração azul. 

Em estado metálico, deve ser armazenado em líquidos apolares ou gases inertes em virtude de sua alta reatividade. Reage com água violentamente produzindo CsOH, com liberação de hidrogênio e promovendo ataque ao vidro, motivo, pelo qual ele é usado na gravação deste. 

É um metal extremamente tóxico e radioativo, emissor de raios alfa. É utilizado em aparelhos de raios-X, capaz de transformar energia luminosa em energia elétrica. Outra importante utilização do césio é nos relógios atômicos que só atrasam 1 segundo a cada 60 milhões de anos. Um deles é o NIST-F1, o qual marca o horário da América. (AR) 





Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/389349/visualizar/