Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 10 de Fevereiro de 2014 às 22:42
Por: Adamastor Martins de Oliveira

    Imprimir


O programa Balde Cheio quebra paradigmas e mostra que a segunda ordenha não prejudica a amamentação do bezerro. Com isso, o Sítio São Benedito aumentou a produção em 20 litros/dia, que pagam os custos da atividade. 

O programa Balde Cheio é realizado pelo Sebrae há 16 anos e está presente em cerca de 800 municípios em 24 unidades da Federação. Quatro mil propriedades rurais produtoras de leite de todos os portes já foram atendidas pelo programa, que aplica metodologia desenvolvida pela Embrapa Pecuária Sudeste de São Carlos (SP) especificamente para o Sistema Sebrae.

José Carlos da Silva, técnico agrícola da prefeitura de Nossa Senhora do Livramento em parceria com o Sebrae MT, desde junho passado. Ele está sendo capacitado na metodologia do Balde Cheio, criada especialmente pela Embrapa Pecuária Sudeste São Carlos (SP) para o programa nacional do Sebrae, que objetiva levar ferramentas de gestão à cadeia produtiva do leite em todo o país.

O objetivo do Balde Cheio é oferecer ferramentas de gestão aos produtores de leite e melhorar a competitividade das propriedades. A maioria deles não administra a atividade como negócio, mas como subsistência. A meta do programa é gerar ganho de produtividade de 100 litros/dia, com 10 cabeças/ha.

O programa Balde Cheio tem a duração de quatro anos. Os produtores participantes têm os seguintes deveres: deixar a porteira aberta para interessados; fazer exames anuais de brucelose e tuberculose no rebanho leiteiro; e realizar as tarefas combinadas com o técnico, de acordo com prazo e recursos disponíveis.





Fonte: Agro Olhar

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/389426/visualizar/