Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 11 de Fevereiro de 2014 às 07:36
Por: Adamastor Martins de Oliveira

    Imprimir


A décima obra de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014 e a segunda para implantação do Veículo Leve sobre Trilho (VLT) foi inaugurada ontem pelo governador Silval Barbosa. Trata-se do viaduto da Sefaz, que recebeu o nome de Jamil Boutros Nadaf. Localizado na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, mais conhecia como CPA, o elevado possui o formato de ferradura, possui duas faixas de circulação em único sentido e conta com 278 metros de extensão. 

Embora entregue oficialmente ontem, o viaduto iria ser liberado ao tráfego a partir da madrugada de hoje (11). Com isso, o retorno que fica em frente à Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz) será fechado. 

Iniciada em janeiro de 2013, o Viaduto da Sefaz integra o Eixo 1 (Aeroporto-CPA) do novo modal de transporte coletivo e compõe o pacote de 13 obras de arte planejadas para os 22,2 quilômetros de percurso do VLT, orçado em pouco mais de 1,4 bilhão. Assim, o VLT, previsto para ser entregue até o fim do ano (parte até a Copa) passará por baixo do elevado e a parte superior será usada pelos motoristas que desejam fazer a conversão em direção ao Centro Político Administrativo. 

Na inauguração, Barbosa observou que o atraso na entrega da obra se deve ao fato de que o elevado não estava dentro do padrão de qualidade exigido pelo Governo. “Então, a empresa fez a correção necessário e hoje (ontem) estamos entregando mais uma obra, que sem dúvida nenhuma vai desafogar bem o trânsito nessa região”, destacou. No local, cerca de 2.700 veículos circulam diariamente nos horários de pico. 

Secretário da Secretaria Extraordinária para a Copa (Secopa), Maurício Guimarães, observou que primeiro asfalto utilizado na obra era o chamado CBUQ, que é um pavimento flexível e com duração de cinco anos. “Porém, não foi bem adequado ao formado do viaduto e por isso foi tomada a decisão de mudar para um pavimento rígido de concreto com durabilidade e garantia de 20 anos”, afirmou. 

Com a liberação do viaduto, os motoristas que trafegam pelo Centro Político Administrativo devem ficar atentos às mudanças no local. A partir de hoje, o trânsito na região volta a ser como era antes do início da obra. Exemplo disso é a rua que dá acesso à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a outros órgãos, como a Secretaria de Administração (SAD) e a Secretaria de Segurança Pública (Sesp). Neste caso, o motorista só poderá subir (sentido Avenida do CPA/OAB) e, a partir da OAB, a pista volta a ser fluxo e contra fluxo. 

O mesmo ocorre na pista entre a Sefaz e o Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Já a rua ao lado da Praça das Bandeiras, os carros só poderão descer (sentido Tribunal de Contas/Avenida do CPA). As demais vias do Centro Político Administrativo não sofrerão alterações de sentido. O nome dado ao elevado é uma homenagem ao empresário e ex-presidente do Sistema Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio/MT). 

Das 56 obras da Copa do Mundo, apenas 10 foram entregues até o momento. Na próxima quarta-feira, às 8h30, o Governo do Estado pretende liberar o trânsito no viaduto que está sendo construído no trevo entre a Fernando Correa e a MT-040, que liga Cuiabá ao município de Santo Antônio de Leverger. 

Até o fim de março, o Estado também quer liberar o trânsito na parte de cima do viaduto do Tijucal. À exceção do VLT, o Governo afirma que entregará todas as obras de mobilidade urbana até a Copa do Mundo, em junho próximo.





Fonte: Do Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/389440/visualizar/