O PSOL baiano emitiu na tarde desta quinta-feira uma nota oficial em que orienta seus filiados a não apoiar nenhuma das candidaturas a prefeito no 2º turno em Salvador. De acordo com o comunicado, as duas candidaturas representam a continuidade do atual modelo político e que a decisão não deve ser interpretada como neutralidade, mas sim de reação. O partido concorreu no pleito deste ano com Hamilton Assis e conseguiu quase 33 mil votos.
A nota assinala que a coerência do partido "não está à venda" e avalia que a candidatura de ACM Neto (DEM) representa "o que há de mais retrogrado na política baiana", com anos de dominação por meio de autoritarismo, violência, corrupção e outras acusações. Já o projeto de Nelson Pelegrino (PT) simboliza o "mesmo projeto de submissão aos interesses dos poderosos, já desenvolvido no Estado e no país", ao passo que também abrigaria diversos quadros ligados historicamente ao carlismo.
"Portanto, qualquer que seja o resultado do 2º turno em Salvador, o PSOL estará ao lado do povo e fará oposição programática e de esquerda ao novo prefeito que assumir, pois somente desta forma, conjugando as lutas cotidianas e concretas do povo com a perspectiva socialista, é que se pode enfrentar as máfias que privatizam os espaços públicos e mantém nossa cidade como uma das mais desiguais do país", comunica o partido.
Segundo Hamilton Assis, o comunicado não pode ser considerado uma ação neutra porque, para o PSOL de Salvador, uma atitude assim seria como dar de ombros para qualquer um dos candidatos. "Não é isso. Para nós, todos os dois são ruins. Faremos oposição aos dois", esclareceu.
Para reiterar o posicionamento contrário às duas campanhas, o partido convocou para o próximo dia 20 um ato público para que haja um debate e balanço da candidatura e dos futuros planos da oposição em 2013. Assis avaliou sua candidatura como positiva porque, desta vez, o PSOL teve condições maiores de entrar em contato com diferentes setores da sociedade por meio de debates dos mais diversos ao longo da campanha.
Além disto, Assis celebrou a eleição do vereador Hilton Coelho, que recebeu mais de 16 mil votos e foi o segundo mais votado de toda a cidade. Segundo o ex-candidato, a escolha de Hilton como novo representante legislativo revela o desejo de mudança do povo soteropolitano. Este é o primeiro vereador eleito pelo PSOL em Salvador na história da legenda.
Comentários