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Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 22 de Fevereiro de 2014 às 19:45

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Mais duas composições do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) foram levadas, na sexta-feira (21), para o pátio de estacionamento do Centro de Manutenções do VLT, localizado próximo ao Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande.

Outras duas composições aguardam liberação no local para serem transportadas para Várzea Grande. 

Com isso, 13 dos 40 carros – formados por sete vagões cada um – que compõem o novo modal de transporte coletivo escolhido para a região metropolitana já foram entregues.

De acordo com o Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, responsável pela execução da obra de R$ 1,477 bilhão, o cronograma de entrega dos carros está sendo cumprido conforme o previsto. Os novos veículos chegaram à Capital nos dias 18 e 19 de fevereiro.

A previsão é de que o último lote de veículos seja entregue na Capital em maio.

Todas as composições são levadas para o pátio de estacionamento do Centro de Manutenções, onde passam por testes preliminares nos trilhos já instalados no local.

Segundo o consórcio, os carros foram transportados do Porto Seco até o Centro de Manutenção pela Rodovia dos Imigrantes, assim como ocorreu com a carga anterior.

Os veículos são fabricados na Espanha pela empresa CAF Brasil, integrante do consórcio que também é responsável pelo fornecimento da sinalização ferroviária.

Já toda a logística de transporte da Espanha até Cuiabá é executada pela MAC Logistic, contratada pelo consórcio.

A empresa adaptou trilhos nos mafis (espécie de contêiner) – uma vez que os carros não podem ser içados –, na plataforma dos caminhões e desenvolveu duas peças exclusivas: a mesa de transbordo (mafi-caminhão) e a rampa de desembarque (com aproximadamente 45 metros de extensão) usada no CM.

O trajeto entre Santos (SP) e Cuiabá é de aproximadamente 1,8 mil km e as carretas transitam com velocidade controlada, a uma média de 40 km/h, com monitoramento via satélite 24 horas por dia, durante todo o percurso. 

VLT

Cada carro do VLT terá aproximadamente 44 metros de comprimento, com largura de 2,40 metros e altura aproximada de 3,60 metros.

Os veículos serão bidirecionais, com cabines de condução localizadas em ambas as extremidades, bem como funcionarão com velocidade contínua de 60 km/h, por até 20 horas por dia.

O projeto prevê que o modal circule por 22,2 km distribuídos em dois eixos, nas avenidas João Ponce de Arruda e FEB, em Várzea Grande, e nas avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), Fernando Corrêa da Costa, Tenente Coronel Duarte (Prainha) e XV de Novembro, em Cuiabá.

O VLT também deverá contar com três terminais de integração e 33 estações de embarque e desembarque, com distância média de 600 metros entre um ponto e outro.

A implantação do Veículo Leve sobre Trilhos na Grande Cuiabá – bem como a construção de 12 obras de arte – está sendo realizada pelo Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda.

A obra consta na Matriz de Responsabilidades como a solução para a mobilidade urbana da Capital, no entanto, não mais ficará pronta até a realização do Mundial, tendo seu prazo de conclusão rediscutido pelo Governo do Estado.

A expectativa é de que tudo esteja funcionando até o final deste ano, segundo o governador Silval Barbosa (PMDB).






Fonte: Midia News

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