Governo federal entrega novos caminhões para transportar água no semiárido baiano
No município de Simões Filho, região metropolitana de Salvador, o Governo Federal entregou, nesta terça-feira (25), os últimos 70 caminhões–pipa que faltavam para atender a todos os municípios baianos situados no Semiárido por meio do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2). Com isso, os 293 municípios do estado que sofrem com a seca já receberam um caminhão-pipa cada. Aproximadamente 540 mil moradores da zona rural da Bahia, que convivem com a dificuldade de abastecimento, agora podem ser atendidos pelos veículos que levam água ao interior.
Também nesta terça, foram doados 49 caminhões-caçamba usados principalmente para melhorar as condições de estradas vicinais, universalizando a doação desses equipamentos à Bahia. Prefeitos e representantes de 87 municípios, que estiveram na solenidade de entrega das máquinas do PAC 2, receberam do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, as chaves dos 109 equipamentos doados.
Pepe destacou o significado da doação dessas máquinas aos municípios. “Eu já fui prefeito, em Caxias do Sul (RS), um município que embora tenha apenas 8% da população no interior, possui uma zona rural muito extensa. Tinha quase três mil quilômetros de estradas vicinais. Era muita estrada para cuidar. Sei como é difícil. Mas sei também que é a primeira vez que um programa faz o que esse está fazendo. Nunca antes na história desse país, como dizia o presidente Lula, houve um programa que entregasse máquinas às prefeituras brasileiras.”
O vice-governador da Bahia, Otto Alencar, lembrou que a parceira entre os governos federal, estadual e municipal, assim como as máquinas, têm possibilitado o desenvolvimento regional. Ele contou que várias prefeituras já contempladas com motoniveladoras e retroescavadeiras têm trabalhado com o estado nas melhorias das estradas. “Nós estamos falando de um estado do tamanho de um país como a França. A Bahia tem 576 mil quilômetros quadrados, e essas máquinas têm possibilitado que façamos melhorias que antes não conseguíamos sozinhos.”
A prefeita de Cardeal da Silva e presidente da União dos municípios da Bahia, Maria Quitéria, ressaltou que o PAC 2 é a única oportunidade de muitas prefeituras baianas em ter acesso a essas máquinas que melhoram as condições das estradas e também ajudam nas medidas de abastecimento de água. “Setenta por cento dos municípios baianos têm menos de 50 mil habitantes e dependem do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Eles Jamais teriam condições de comprar equipamentos como esses.”
PAC 2 na Bahia
Desde o início do PAC 2, a Bahia já foi contemplada com a doação de 1.339 máquinas, entre caminhões-pipa, caminhões-caçamba, pás carregadeiras, retroescavadeiras e motoniveladoras. Ainda faltam entregar 319 máquinas. O investimento total do Governo Federal, com todos esses equipamentos, é de R$ 479 milhões.
Comentários