Repórter News - reporternews.com.br
Copa 2014
Quarta - 26 de Fevereiro de 2014 às 12:28

    Imprimir


Olhar Direto

Sem esconder que sofreu desgaste político devido a problemas em obras da Copa do Mundo em Cuiabá, inauguradas a partir de outubro, o governador Silval Barbosa tomou, nos últimos dias, uma medida para evitar que novos 'fiascos' voltem a ocorrer. Segundo fontes do Palácio Paiaguás, o governador mandou fazer um 'pente fino' em um lote de 15 obras que pretende entregar no mês de março. O chefe do Executivo não quer inaugurar mais nenhuma obra sem a certeza de que não passará vergonha.

Até hoje Silval Barbosa lamenta a veiculação na mídia de que várias obras inauguradas apresentaram problemas. A primeira obra do Mundial inaugurada - avenida Quidauguro Fonseca, que faz a ligação do bairro Coophema com a Beira-Rio - sofreu afundamento da via, seguido de um 'desmoronamento' sobre a drenagem. O viaduto do Despraiado também está marcado pelo desmoronamento de parte do morro em sua encosta; no viaduto da UFMT, foram detectadas rachaduras; a rotatória do Santa Rosa tem um trecho com muitas fissuras nas paredes da trincheira; a ponte do Jardim das Palmeiras já apresenta fissuras no asfalto. O pior ocorreu na trincheira Ciríaco Cândia, que apresentou inúmeras infiltrações em suas paredes. Tudo isso, sem contar que algumas obras que ainda não foram concluídas já apresentam defeitos, como as duplicações das estradas do Moinho e Guarita, com buracos.

Foi o sufiente para tirar o governador do sério. Ele, que em 2013 prometeu entregar as obras com a qualidade exigida no contrato, ficou decepcionado. Segundo uma fonte palaciana, recentemente Silval tomou uma providência: cancelou a inauguração de duas obras que estavam previstas para o mês de fevereiro e determinou que um técnico da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), e um engenheiro do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), façam uma rigorosa vistoria nas intervenções que já estão concluídas, antes de promover a inauguração. Segundo a mesma fonte, ainda está sendo aguardada a liberação do profissional do CREA.

O pente fino já estaria em andamento. O foco são 15 obras, das quais 13 estariam no pacote do mês de março, incluindo a trincheira Santa Isabel (Verdão). Essa trincheira, sob a responsabilidade da construtora Métrica - a mesma que construiu a problemática trincheirinha Ciríaco Cândia - já estaria sendo finalizada e é prevista como a principal obra do novo lote de inaugurações. Por outro lado, as trincheiras Jurumirim, Complexo Viário do Tijucal, Santa Rosa e viaduto Dom Orlando Chaves são obras mais complexas e devem ser inauguradas às vésperas da Copa.

Após problemas em obras e o crescimento de uma onda de negativismo, o governador Silval Barbosa (PMDB) determinou, nesta semana, a criação do Comitê Pró Copa do Pantanal Fifa 2014, em tese, para receber turistas. Na prática, trata-se de uma tentativa do governo de criar o tão esperado “ambiente de Copa do Mundo” e reduzir os ataques da oposição e de parcela considerável da sociedade à qualidade das obras do governo Silval. O governador declarou que as obras estão na reta final e se afirmou otimista de que Cuiabá e Várzea Grande ficarão com o principal legado da Copa do Mundo de 2014.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/390215/visualizar/