Inaugurada nova sede do Ministério Público em Sinop
O procurador-geral de Justiça de Mato Grosso, Paulo Roberto Jorge do Prado, inaugurou, agora há pouco, a nova sede das promotorias de Sinop, localizada no centro, próximo a Catedral Sagrado Coração de Jesus. Com 1,5 mil metros quadrados de área construída, a estrutura está em um terreno de quatro mil metros quadrados, em um único pavimento. Possui um auditório para 124 pessoas com apoio de audiovisual e palco, duas salas de audiência, dez gabinetes para os promotores, dez salas para assessores, sala de reuniões, além dos espaços destinados aos oficiais de diligências, agentes administrativos, sanitários, copas e estacionamento. O investimento feito não foi confirmado.
Prado afirmou que a nova estrutura propicia melhor atendimento à população. “Sinop não para de crescer. Em 1990, quando eu trabalhava aqui, éramos em dois promotores, hoje são sete com a possibilidade de crescer para oito e se arrecadação do Estado, no ano que vem for interessante, até mais. Esta região se transformou em um grande polo de desenvolvimento e merecia um espaço para receber de forma condigna sua população. Com auditório amplo, podemos realizar várias audiências públicas, principalmente nas questões que afetam aquelas pessoas que mais precisam do MP, que muitas vezes apartadas contexto social. Questões inerentes a juventude, violência doméstica, meio ambiente, eleição que tá chegando, habitação, saneamento básico, saúde, educação. É um espaço da sociedade, do povo dessa região”.
O coordenador das promotorias de Sinop, promotor Luiz Gustavo Mendes de Maio, destacou também a acessibilidade da estrutura. “Estamos hoje com um espaço físico bem maior que a antiga sede. Temos um prédio totalmente adaptado com as normas de acessibilidade, pessoas portadoras de deficiência física, também visual. Também temos salas de audiência para atendimento às pessoas, temos um auditório também com capacidade para 124 lugares para audiências públicas bem como outros eventos. A estrutura é maior e vai facilitar aos promotores exercerem as atividades com mais eficiência”.
De acordo com o MP, o sistema de controle processual da área finalística do órgão apontou, ano passado, 36.591 movimentações relacionadas às promotorias de Sinop. Foram propostas 75 ações, 64 Termos de ajustamento de conduta, 847 denúncias criminais e 121 representações por ato infracional. O relatório inclui, ainda, 8.870 manifestações, além de notificações, alegações finais, recursos, entre outras movimentações.
Atuam em Sinop ainda os promotores Nilton César Padovan, Marise Rabaioli Sousa, Pedro da Silva Figueiredo Júnior, Pompílio Paulo Azevedo Silva Neto, Thiago Henrique Cruz Angelini e Audrey Thomaz Ility. No apoio técnico há 15 servidores, 12 estagiários e um profissional terceirizado.
Comentários