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Agronegócios
Sábado - 01 de Março de 2014 às 22:34

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Apesar de ser aliado de primeira hora da presidente Dilma Rousseff (PT), o deputado federal Valtenir Pereira, presidente regional do PROS, usou a tribuna da Câmara dos Deputados para tecer críticas a falta de investimento do Governo Federal na infraestrutura de Mato Grosso. Para ele, a União deveria ser grato ao estado pela contribuição de MT ao equilíbrio econômico do país.

“Um completo caos foi instalado: filas quilométricas nos dois sentidos da rodovia, motoristas estressados, população com medo de acidentes e caminhões quebrados. Apenas meia pista está funcionando. Somente estando lá para saber do que estou relatando aqui. Tudo que falarmos será pouco para descrever a gravidade da situação”, lamentou Valtenir, em relação a situação calamitosa da BR-364, nas proximidades do município de Juscimeira. 

Usuário freqüente da rodovia, o deputado reclamou dos buracos que tomaram conta da rodovia. Segundo ele, cerca de 10 mil caminhoneiros que passam por ali, começaram a utilizar a rua marginal, paralela à rodovia, e que serve ao fluxo de veículos da cidade. Segundo assessoria de imprensa do parlamentar, Valtenir alertou que o DNIT precisa urgentemente recuperar esse trecho da estrada que afeta diretamente a vida dos moradores dos municípios de Jaciara, Juscimeira, Santa Elvira e São Pedro da Cipa.

“Se esses custos baratearem, o Brasil ganha competitividade no mercado global de commodities. Os preços dos produtos agrícolas deixarão de subir, contribuindo para manter a inflação dentro da meta estabelecida pelo governo. Mas mesmo com tudo isso, apesar de reconhecer os esforços da presidenta Dilma, Mato Grosso é penalizado com uma estrutura logística arcaica, ultrapassada e insuficiente para dar conta do escoamento de sua estupenda produção agropecuária”, disse Valtenir.

Valtenir também descreveu em seu discurso, o caos instalado no trecho de 28 km, no entorno da grande Cuiabá, na Rodovia dos Imigrantes, que foi federalizada recentemente, por onde passam 10 mil caminhões por dia, levando a produção do Norte e Oeste de Mato Grosso para os portos do sul do País, onde os caminhoneiros levam 3 horas para percorrer.





Fonte: Agro Olhar

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