Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 03 de Março de 2014 às 10:35

    Imprimir


A secretária municipal de Saúde, Fernanda Dotto, confirmou a morte, no sábado (1º), do trabalhador da zona rural de Lucas do Rio Verde que foi diagnosticado com hantavirose. “O paciente, que tinha pouco mais de 30 anos, estava internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Regional de Sorriso, desde a primeira quinzena de fevereiro e veio a falecer no início da manhã de sábado”. A identidade dele foi preservada.

“O rapaz trabalhava há seis meses em uma fazenda localizada próxima ao município de Itanhangá, nossa equipe foi até o local, verificou as condições sanitárias e higiênicas do local, mas não foi encontrado indício da presença de roedores, uma vez que esta doença é transmitida através da inalação do vírus, secreções e excretas do rato silvestre ou pelo contato da pele humana lesionada com o animal ou qualquer objeto infectado pelo mesmo”, explicou Dotto, por meio da assessoria.

Após a visita, foram feitas orientações ao proprietário e demais empregados acerca da doença, seus sintomas, contágio e gravidade. Uma vez que qualquer desses pontos fosse verificado, que procurassem o Sistema Único de Saúde.

Apesar de ser o primeiro caso de hantavírus em Lucas, no ano passado, Mato Grosso registrou 14 casos da doença, com cinco óbitos. A secretaria municipal de Saúde já notificou o Estado e solicitou todo o amparo técnico, de forma a auxiliar no procedimento das vistorias e inspeções àqueles locais que têm maior probabilidade de contaminação.

“A Secretaria de Estado de Saúde já confirmou que virá a Lucas. A equipe estará aqui para acompanhar a nossa equipe de vigilância e saúde nas demais fazendas adjacentes para fazermos as orientações necessárias, constatando, ainda, locais que possam ser possíveis contaminadores”.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/390579/visualizar/