Jogando na Arena Pantanal, Japão promete surpreender na Copa de 2014
Os japoneses já estão preparados para a sua quinta Copa do Mundo. A seleção que demorou a disputar a competição – a primeira foi em 1998 – parece ter tomado gosto pelo Mundial e desde então não ficou de fora de nenhuma edição do torneio. O futebol local teve um grande avanço nos últimos anos.
A seleção foi a primeira que se classificou – em campo – para o Mundial de 2014. Os japoneses têm o jogo contra a Colômbia programado para acontecer no dia 24 de junho, na Arena Pantanal. A partida será ás 16 horas (horário local).
O técnico Nelsinho Baptista, que tem experiência no futebol japonês de quase 10 anos, ressaltou que a seleção do Japão pode surpreender: "A seleção tem muita qualidade técnica e uma base que joga junto há muito tempo. O grupo é equilibrado e mescla jogadores experientes, que atuam em clubes importantes da Europa, e jovens promissores".
:: DESTAQUES DA EQUIPE ::
Um dos mais conhecidos jogadores japoneses é o meia-atacante, Keisuke Honda, 27 anos. O jogador foi recentemente contratado pelo Milan e disputado o Campeonato Italiano, um dos principais da Europa.
O atleta também é destaque entre os amantes de vídeo game. Nos jogos do gênero, ele se destaca como um dos grandes jogadores. Outros que podem surpreender jogando pela seleção japone são: Shinji Okazaki (Mainz – ALE) e Shinji Kagawa (Manchester United – ING).
:: CAMPANHA NAS ELIMINATÓRIAS ::
O Japão disputou 14 jogos nas eliminatórias para a Copa do Mundo e obteve oito vitórias, três empates e três derrotas. Foram 30 gols marcados e apenas 8 sofridos. O artilheiro da equipe foi o atacante Shinji Kagawa (Manchester United – ING). O aproveitamento foi de 76,2% em casa e 52,4% fora.
:: OBJETIVO NA COPA ::
Os japoneses vêm com o objetivo de passar da primeira fase da competição e podem sonhar com algo mais alto. Contando com jogadores que atuam nos principais campeonatos da Europa, há chances da seleção nipônica ir além, como uma fase de quartas, por exemplo.
:: HISTÓRIA EM COPAS ::
O Japão disputou a sua primeira Copa do Mundo em 1998, na França e foi algo para não se recordar, três derrotas em três jogos e apenas um gol marcado. Já em 2002, sendo uma das sedes do torneio – junto com a Coréia do Sul -, passaram de fase, mas foram eliminados nas oitavas-de-final pela Turquia.
Já em 2006 novamente os jogadores da terra do sol nascente não passaram de fase e ficaram na fase de grupos com duas derrotas e um empate, uma destas derrotas foi para o Brasil (4x1). Na África do Sul (2010) o país novamente chegou ás oitavas, porém, não avançou – perdeu nos pênaltis para o Paraguai.
:: BASE NA COPA ::
A cidade de Itu, no interior de São Paulo, será a sede da equipe japonesa para o Mundial de 2014. Curiosamente a Rússia, que também jogará na Arena Pantanal, é outra que ficará hospedada no local.
Comentários