No Carnaval, segurar o xixi é mais perigoso que usar banheiro público Pessoas que prendem a urina podem desenvolver infecção urinária, explica médico
No bloquinho de rua, no sambódromo, seja onde for a sua folia durante o Carnaval, se bater a vontade de ir ao banheiro, não segure. Por medo de pegar algum tipo de doença, muita gente evita usar o banheiro público. Porém, segurar a urina pode ser pior do que utilizar um local que aparentemente está sujo, garante o urologista Daher Chade, do Instituto do Câncer de São Paulo e do Hospital Sírio Libanês.
— É mais fácil adquirir uma infecção urinária por segurar a urina na bexiga, do que contrair alguma doença por usar banheiros públicos.
Segundo o especialista, a maioria dos banheiros públicos é contaminada por diversas bactérias, mas isso não quer dizer que eles sejam contagiosos.
De um modo geral, as mulheres são mais suscetíveis a terem infecções do que os homen, já que elas têm mais contato com o vaso sanitário. Apesar disso, o médico explica que a doença só aparece “se a mulher já estiver com um sistema imunológico enfraquecido”.
― A maioria das infecções é desenvolvida em decorrência de fatores internos de nosso corpo. Muitas pessoas desenvolvem infecções e problemas de saúde no Carnaval por exagerarem no consumo do álcool e não se alimentarem direito. Isso enfraquece e deixa o corpo mais vulnerável a problemas.
Ruas com urina. Posso pegar doença?
Não tem jeito. Entra ano e sai ano e um dos problemas mais comuns durante o bloco de Carnaval e desfiles de rua são as pessoas que urinam nas ruas. Além do cheiro forte que incomoda os foliões, ao entrar em contato com a pele, a substância pode causar irritações, como a dermatite, explica o especialista.
— A dermatite é uma inflamação da pele causada pelo contato direto com uma substância irritante. Geralmente seus sintomas são o aparecimento de manchas vermelhas e coceira.
De acordo com o urologista, a irritação da pele geralmente passa após a higienização do local. Mas é recomendável que as pessoas usem tênis em vez de chinelos, pois eles dificultam o contato da urina com os pés.
Comentários