Feriadão, Copa e eleições atrapalham ano legislativo Deputados terão 12 dias de folga no Carnaval
O ano legislativo está seguindo em ritmo desacelerado para os 24 deputados estaduais de Mato Grosso. Neste Carnaval, a Assembleia Legislativa resolveu emendar o feriadão e as sessões serão retomadas somente na próxima terça-feira (11), após 12 dias de folga.
Além disso, a última sessão ordinária antes do feriadão, que deveria ter sido realizada na quinta-feira passada (27), foi cancelada por falta de quórum – e não foi a primeira vez neste ano. Irritado, o presidente da Assembleia, Romoaldo Junior (PMDB), resolveu cortar o ponto de todos os faltosos.
A tendência é que a situação só se agrave conforme o ano avança. Em 2014, tem Copa do Mundo no Brasil, entre 12 de junho e 13 de julho. Em Cuiabá, haverá jogos entre os 13 e 24 de junho, todos na primeira fase da competição.
E para tirar ainda mais o foco dos parlamentares, em julho começa também a campanha eleitoral. Este ano as eleições serão estaduais e presidencial, portanto, a reeleição dos deputados também estará em jogo. A maioria vai tentar permanecer no cargo, mas alguns tentarão voos mais altos, como disputar uma cadeira na Câmara Federal.
Projetos na pauta
De qualquer modo, tradicionalmente os parlamentares costumam faltar mais em época de eleição, o que já levou governador Silval Barbosa (PMDB) a fazer um apelo para que os deputados não deixem a disputa e a campanha atrapalharem seu desempenho legislativo e a votação de projetos.
Neste começo de ano, pelos menos dois projetos polêmicos estão se arrastando na pauta: a criação da previdência unificada por meio do MT Prev e a reformulação do MT Saúde. Ambos são de interesse do Poder Executivo, principalmente o que unifica os regimes previdenciários, pois trata-se de uma exigência da União, e o Estado corre o risco de ficar inadimplente.
Comentários